Ir para o conteúdo
Notícia

Dia do Amigo: conheça a amizade de mais de 20 anos que se tornou um verdadeiro porto seguro

No ano em que celebramos os 20 anos do Porto do Pecém, te convidamos a conhecer a história de uma amizade que já ultrapassa até mesmo a história de duas décadas do terminal portuário cearense. A auxiliar de segurança patrimonial, Viviane Moreira; a copeira, Patrícia Moreira; e a operadora de logística, Francisca das Graças Rodrigues, compartilham com a gente, na data em que é celebrado o Dia do Amigo (20 de julho), como a amizade delas se fortaleceu no local de trabalho e se estendeu por tantos anos.

Viviane e Patrícia se conheceram na escola, mas foi fora dos muros da instituição educacional que essa amizade ganhou força. As jovens, que cursavam o ensino médio na época, gostavam de sair juntas, conversar na calçada e, assim, tornaram-se inseparáveis. “Eu a amo muito! Conheço a família, os filhos, acompanhei a sua gravidez e muitos outros momentos. O que eu mais gosto é que ela é verdadeira, igual a mim. Quando é preciso, a gente diz as verdades na cara e depois fica tudo bem, porque isso também é ser amigo”, afirma Patrícia.

Algum tempo depois, foi a vez de Francisca das Graças, ou Gracinha, como é chamada, completar o trio. Ela recorda que iniciou suas atividades no Pecém em 1999, antes mesmo de a obra do terminal ser concluída. Dez anos depois, em 2009, Patrícia ingressou na companhia e as duas, que já se conheciam “de vista”, passaram a conviver, identificar afinidades e se tornaram amigas.

“O que faz nossa amizade durar tanto tempo é a sinceridade que uma tem com a outra. É saber que, em todos os momentos, eu posso contar com a Paty, assim como ela também pode contar comigo para o que der e vier”

afirma Gracinha

Alguns anos depois, Viviane também passou a trabalhar no Porto do Pecém e, além da acolhida certa da sua amiga Patrícia, contou com a amizade de Gracinha, formando assim um trio de profissionais competentes e de amigas para todas as horas.

Patrícia (à esquerda), Gracinha (ao centro) e Viviane (à direita)

NA DOR E NA ALEGRIA

Uma amizade que, de fato, é para todas as horas. É assim que elas definem, afinal, além da convivência diária no local de trabalho, as três contam que, apesar da rotina corrida, é possível se encontrar regularmente com os amigos queridos. Essa é, inclusive, uma das coisas que elas mais gostam de fazer.

Seja para almoçar uma na casa da outra, para comemorar aniversário, ou alguma realização pessoal: o importante compartilhar os momentos. E como todo bom amigo não se limita apenas aos momentos bons, nos momentos difíceis essa amizade funciona como um remédio para o coração ferido.

 “Em 2020, eu perdi o meu pai para o câncer e esse foi um momento muito difícil para mim. Mas encontrei apoio e conforto nos braços delas, que me ajudaram a passar por esse momento e sempre estiveram ao meu lado, me ajudando nesse processo de luto”

compartilha Viviane

AMIZADES E TRABALHO

De acordo com a psicóloga Joyce Campos, as amizades no trabalho contribuem para a manutenção de um clima interno mais positivo e são a porta de entrada para uma vida mais alegre e saudável.

“A amizade proporciona mais momentos de prazer, dá mais motivos para viver, para sorrir. É fundamental na construção de laços afetivos e vínculos de confiança, para compartilhar situações e momentos vividos no trabalho. A gente passa mais tempo no trabalho do que em casa, por isso, ter esses vínculos nos ajuda a ser feliz e nos dá mais motivos para estar aqui todo dia”, afirma Joyce.