A concepção do terminal, de buscar águas profundas,bem como preservação das condições ambientais, faz com que as instalações para atracação de navios se localizem a certa distância da costa, fazendo-se portanto necessária a construção de uma ponte de interligação entre os “piers” de atracação e as instalações em terra. Para isso foi construída uma ponte com as seguintes características:
Ponte de acesso aos piers
Comprimento até o Pier 1 |
1.789,33 m |
Comprimento até o Pier 2 |
2.142,61 m |
Largura da faixa de rolamento |
7,20 m |
Passeio para pedestre |
1,30 m |
Suporte para tubulação |
6,75 m |
Suporte para correia transportadora |
6,20 m |
Canaleta de serviço para cabos elétricos e
cabos óticos de comunicação, sob o passeio para pedestre
|
1,10 m x 0,27 m |
Comprimento | 350 m |
Largura | 45 m |
Berços de atracação | 02 |
Carga máxima admissível | 10tf / m² |
Berço Interno | 16 cabeços de 100 tf |
Berço Externo | 16 cabeços de 150 tf |
Calado Berço Interno | 14,0 m |
Calado Berço Externo | 15,0 m |
O Pier 2 foi projetado para operar com granéis líquidos e gases liqüefeitos, devendo atender prioritariamente os produtos derivados de petróleo (gasolina, diesel, querosene de aviação, óleo combustível, G.L.P., etc.), álcool anidro e hidratado e o óleo bruto a ser importado pela refinaria de petróleo.
Comprimento | 336,56 m |
Plataforma de atracação | 45m x 32m |
Berços de atracação | 02 |
Ponte de acesso à plataforma | 145,96 m |
Suporte para tubulação | 6,20 m |
Calado nos Berços Interno e Externo | 15,5 m |
Dolfins de amarração | 04 |
Dolfins de atracação | 08 |
Junto à ponte de acesso do pier 2, foi construído um pier para os rebocadores que deverão auxiliar os navios nas manobras de atracação, tanto no pier 1 quanto no pier 2.
Comprimento | 6,55 m |
Plataforma de operação | 60,0 m x 12,5 m |
Berços de atracação | 02 |
Capacidade dos rebocadores | até 50 tf de “bollard pull” |
Por se tratar de um Terminal Marítimo “OFF SHORE”, artificialmente abrigado, foi construído um quebra-mar do tipo berma (rubble mound breakwater) na forma de “L”, com comprimento total de 1.768 m. Sua finalidade é criar uma baía artificial de águas paradas, onde se situam os piers de atracação. Esse tipo de quebra-mar possui, em geral, uma forma trapezoidal com uma parte central construída de argila e pedras fragmentadas de tamanhos variados e nas laterais inclinadas, pedras de grandes dimensões, com o objetivo de absorver a energia das ondas.
Forma | Trapezoidal |
Comprimento | 1.768 m na forma de “L” |
Volume de Pedras | 2.416,85 m³ |
Largura da base na cota média | 80,00 m |
Profundidade da parte submersa | variando de 14,00 m a 18,0 m |
Largura no topo | 18,0 m na cota da berma (6 m) 5,0 m na cota da crista (8 m) |
Ponte de acesso ao quebra-mar
No alinhamento do Pier 1, em sentido contrário, foi construída uma ponte que dá acesso ao quebra-mar. As Dimensões dessa ponte são:
Comprimento | 62,15 m |
Largura | 7,15 m |
O pátio de armazenagem foi construido para armazenar bobinas e chapas planas para a Usina Siderúrgica. Também foi feito um estudo de “Layout” para permitir a armazenagem de conteineres e reservada uma área especial para conteineres refrigerados.
Área do pátio | 380.000 m² |
Área coberta do armazém 1 | 6.250 m² |
Área coberta do armazém 2 | 10.000 m² |
Nessa primeira etapa do projeto está prevista a movimentação de matéria prima para a indústria siderúrgica (minério de ferro), produtos acabados (chapas planas e bobinas) e os graneis líquidos, tais como o óleo cru a ser movimentado pela refinaria e os derivados de petróleo, que serão inicialmente movimentados pelo terminal da Petrobrás. ara as operações de recebimento ou embarque desses produtos, foram projetados os seguintes equipamentos portuários, adiante relacionados.
Equipamentos para movimentação de carga – Pier 1
EQUIPAMENTOS SOBRE TRILHOS
1) Guindaste de Múltiplo Uso
Encontra-se instalado no berço 2 ( externo ). do pier 1e será utilizado nas operações de movimentação marítima de carga solta e conteineres.
Trata-se de um guindaste de pórtico, com capacidade de movimentação de 15 ciclos / hora, nas operações com conteineres e de 20 ciclos / hora, nas operações com carga solta.
Tem capacidade de içamento de carga variando de 45 t, para um comprimento de lança de 35 m e, de 35 t, para um comprimento de lança máximo de 52m.
2) Descarregador de navio
Encontra-se instalado no berço 1 ( interno ) do pier 1 e será utilizado nas operações de movimentação marítima de graneis sólidos, estando inicialmente previsto no projeto, a movimentação de minério de ferro para à usina siderúrgica. Entretanto, o referido equipamento poderá vir a movimentar outras cargas, em caso de necessidade.
Trata-se de um equipamento de descarga, dotado de “clam shell ” e foi dimensionado para operar com uma vazão de 1.250 t / h de minério.
Sua capacidade de carga é 35t ( máxima ) e seu movimento vertical varia de 17,9 m abaixo do nível do trilho até 24,5 m acima do mesmo nível.
Pode operar com navios de até 34 m de boca.
EQUIPAMENTOS SOBRE PNEUS (MOBILES)
Dois guindastes GOTTWALD podendo operar nos dois berços de atracação.
CAPACIDADES:
– Comprimento de Lança: 11,0 m – 100,0 t de carga;
– Comprimento de Lança: 50,0 m – 38,0 t de carga;
– Quantidade de movimentos: 28 containers/hora/guindaste.
Esteira transportadora
Será instalada no berço 1 ( interno ). Trata-se de um transportador de correia duplo, de 42 ” de largura, com capacidade semelhante a do descarregador de navio, ou seja, 1.250 t / h.
Equipamentos para movimentação de carga – Pier 2
Quatro braços de carga de 12″ de diâmetro para as operações de recebimento de óleo diesel / querosene e de gasolina / álcool.
Dois braços de carga de 10″ de diâmetro para as operações de recebimento de óleo combustível.
Dois braços de carga de 8″ de diâmetro para as operações de recebimento de GLP.
Equipamento para pesagem – Balanças Rodoviárias
Possui duas balanças rodoviárias eletrônicas de 80 t de capacidade cada.