Ir para o conteúdo
Noticia Arquivada

CSP: obra em 1º de dezembro

As obras da Companhia Siderúrgica de Pecém (CSP) vão começar no dia 1º de dezembro, conforme confirmou ontem a direção da empresa, durante reunião, em Brasília, com o governador cearense. A empresa já havia afirmado, em encontro anterior com o Cid Gomes, que iniciaria a terraplenagem do terreno no último mês do ano.

Para que o compromisso seja cumprido, uma série de procedimentos deverão ser agilizados. Até o fim desta semana, o governo do Estado enviará à Assembleia Legislativa para homologação o Memorando de Entendimentos da siderúrgica, assinado entre o governo e a empresa no dia 17 de junho.

Até agora, apenas 65 hectares dos 1 mil que deverão ser reservados à usina foram entregues à CSP. Entretanto, o governo prometeu, até o próximo sábado, entregar mais 300 hectares. Outros 273 hectares serão repassados até o fim de setembro, garantiu Cid Gomes.

Outra ação governamental é fechar o contrato, até a semana que vem, da empresa que fará o plano diretor do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), onde ficará instalada a usina siderúrgica, assim como a refinaria da Petrobras.

Já por parte da empresa, deverá ser concluído o Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima), necessário para que se possa ser expedido o licenciamento ambiental pelos órgãos de controle. Até o dia 24 desse mês, o documento deverá ser entregue à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e, até 14 de outubro, ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

De acordo com a assessoria da CSP, já foram concluídos os estudos de pré-viabilidade, engenharia básica da terraplenagem, desenvolvimento do cronograma de implantação, recursos de mão de obra, entre outros encaminhamentos. O andamento do projeto é considerado “normal” pela companhia.

A CSP é uma joint-venture formada pela brasileira Vale e a sul-coreana Dongkuk Steel. A usina produzirá, em sua primeira fase, em 2013, três milhões de toneladas/ano de placas de aço, dobrando essa capacidade após três anos. O investimento total é de R$ 15 bilhões.

Participaram da reunião com o governador CID, o presidente da CSP, Mauricio Chu, o representante da área internacional da Dongkuk, Yung Il Mun, o diretor de Siderurgia da Vale, Luciano Ferreira, e o diretor de Desenvolvimento Setorial da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado (Adece), Eduardo Diogo.

 

Fonte: (Diário do Nordeste – Fortaleza)