Ir para o conteúdo
Noticia Arquivada

Correia transportadora terá ordem de serviço na terça

A ordem de serviço para começar os trabalhos de construção e instalação da correia transportadora de minério, do Terminal Portuário do Pecém, será assinada na próxima terça-feira, segundo informou ontem o secretário de Infra-estrutura do Estado, Adail Fontenele. O consórcio construtor Pecém KN, formado pela cearense Normatel e pela mineira Koch do Brasil, será o responsável pelo serviço. A proposta foi a única concorrente da licitação pública, que apresentou o preço de R$ 148,3 milhões.

Fontenele explicou que com a ordem de serviço a construtora vai começar a tomar as primeiras providências para a obra, o que consiste em definir o projeto a partir de um desenho básico fornecido pela Seinfra. Esta deverá aprovar tal projeto para, assim, começar sua implementação, e construção dos pilares de sustentação. “São 18 meses para instalação da correia, mais seis meses de operação assistida”, explicou. “Este é o tempo até a instalação da siderúrgica”, observa.

A correia será necessária para que o carvão mineral seja levado do berço de atracação do porto até a siderúrgica e a termelétrica da MPX e EDP.

A capacidade nominal de transporte ser de 2.400 toneladas/hora. A instalação da correia tem prazo de dois anos para sua conclusão. A fabricação e a implantação do equipamento estão orçados em R$ 148.569.065,49. Ele será instalado no píer 1 do Terminal Portuário do Pecém, que hoje opera com carga geral, mas que, com a construção do terminal de Múltiplo Uso (TMUT), ficará destinado a produtos siderúrgicos. O governo já havia afirmado que a tecnologia possui baixo impacto ambiental e já é utilizado em outros portos, substituindo a tradicional descarga por batelada, que gera muita poeira.

 


(Fonte: Diário do Nordeste/Intermaket)