A pandemia provocada pelo novo Coronavírus exigiu adaptação e criatividade das empresas para manter a realização das atividades rotineiras. Com o intuito de mostrar a seus colaboradores a importância da Campanha Setembro Amarelo, o Complexo do Pecém realizou uma palestra virtual com a analista de recursos humanos e psicóloga, Joyce Campos.
Durante o encontro online, Joyce falou sobre a depressão, suas características e como identificar alguma tendência ao suicídio. Segundo a psicóloga, falar sobre o suicídio não aumenta o risco de acontecer, pelo contrário, é uma forma de evitar. “É colocando para fora, verbalizando o que estamos sentindo que conseguimos nos curar, que encontramos uma solução para o que está nos fazendo mal”, destaca Joyce.
Edileida Brandão, analista de desenvolvimento logístico do Complexo do Pecém, considera que abordar o tema no ambiente empresarial foi muito importante. “A palestra foi bastante enriquecedora. Gostei das dicas de como reconhecer as tendências suicidas nas pessoas com as quais convivemos”, compartilha Edileida.
Quem também participou do momento foi Ademir Freitas, desenvolvedor sênior da ZPE Ceará. O colaborador salienta que aprendeu a importância de estar disposto a ajudar quando alguém procura ajuda. “Nem sempre é fácil saber o que fazer quando alguém próximo revela estar passando por sérias dificuldades. É importante não julgar, pois não sabemos pelo que ela está passando”, diz Ademir.
Se você precisa de ajuda ou conhece de alguém que esteja passando por um momento difícil, procure ajuda, converse, ou então, entre em contato com o Centro de Valorização da Vida – CVV. O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar 24 horas todos os dias.
Centro de Valorização a Vida – CVV
TELEFONE: 188
Site: www.cvv.org.br
Setembro Amarelo
A campanha, que surgiu nos Estados Unidos em 1994 e foi implantada no Brasil em 2015, ressalta a prevenção ao suicídio. No Complexo do Pecém, além da live, uma iluminação amarela na fachada do prédio administrativo simboliza a nossa adesão a campanha e a importância da valorização da vida.