O Complexo do Pecém recebeu a visita do Ministro da Segurança Energética e Net Zero do Reino Unido no Brasil, Ed Miliband. A comitiva contou também com o vice-embaixador do Reino Unido no Brasil, Tony Kay, a CEO do Climate Investment Fund (CFI), Tariye Gbadegesin, e a diretora de Relações Governamentais e Comércio do Consulado Britânico, Larissa Bruscky.
Eles puderam conhecer o projeto do Hub de Hidrogênio Verde e acompanhar um pouco das operações realizadas no Porto do Pecém. Para o presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo, o encontro foi uma grande oportunidade para apresentar o potencial do Ceará, principalmente em relação a energias renováveis e o papel do Complexo nessa transição.
“Entendemos nossa responsabilidade nesse novo cenário mundial, então, estreitar laços e compartilhar experiências com o Reino Unido é importante para fortalecer a transição energética no Ceará e, consequentemente, no Brasil”, declarou.
Após a visita, a comitiva se reuniu com o governador do Ceará, Elmano de Freitas. “O encontro foi uma oportunidade para conversarmos sobre as nossas políticas educacionais que colaboram para o Ceará ser destaque nacional na área, além discutir sobre parcerias para o ensino da língua inglesa em nosso estado. Em pauta também a experiência do Reino Unido na produção de energias renováveis, principalmente, de energia eólica offshore”, apontou o governador.
Participaram também da reunião o secretário de Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho; a secretária de Relações Internacionais, Roseane Medeiros; a secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Vilma Freire; e o titular da Superintendência de Meio Ambiente e Mudança de Clima (Semace), Carlos Alberto Mendes Júnior.