O Complexo do Pecém recebeu nesta quarta-feira (6) a visita de uma comitiva do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), instituição ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). O grupo foi formado pelo reitor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, pela vice-reitora Emilia Villani; e pelo brigadeiro do ar Alexandre Daniel Pinheiro da Silva, chefe do Subdepartamento de Administração do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), vinculado à Força Aérea Brasileira. Eles conheceram as instalações do terminal portuário e tiveram reunião com o presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo.
“Foi uma visita muito importante para o Pecém e para o Estado como um todo. O ITA tem um grande projeto para o Ceará, totalmente alinhado com a estratégia de desenvolvimento do Estado, e será uma parceria muito importante no desenvolvimento dos projetos aqui do Complexo, especialmente do Hub de Hidrogênio Verde e da cadeia produtiva ligada a ele. Nessa cadeia, podemos destacar os combustíveis sintéticos renováveis e-metanol e SAF, da sigla em inglês para Combustível Sustentável de Aviação”, destacou o presidente.
Hugo ressalta ainda que a presença da comitiva fortalece o diálogo sobre inovação e desenvolvimento, explorando novas possibilidades de colaboração entre o Complexo e uma das principais instituições de ensino e tecnologia do Brasil, que deve ter em breve um campus no Ceará. “Agradecemos ao reitor e à vice-reitora pela visita e pela oportunidade de compartilhar nossas operações e visões para o futuro. Nossa expectativa é que essa parceria contribua para projetos ainda mais impactantes e transformadores para ambas as instituições”, finaliza.
Após a visita ao Porto do Pecém, a comitiva visitou e se reuniu com algumas empresas do Complexo do Pecém, como ArcelorMittal e EDP. Também estiveram na reunião o vice-presidente de Operações do Complexo do Pecém, Fabio Grandchamp, e o gerente de Inovação, Felipe Guimarães.
O ITA
O ITA é uma instituição de ensino superior pública reconhecida nacionalmente pela excelência em formação na área da engenharia, especialmente voltada para o setor aeroespacial. A instituição terá uma sede no Ceará, que está em fase de implantação na Base Aérea.