Ir para o conteúdo
Notícia

Complexo do Pecém realiza mutirão para limpeza da praia

Dando sequência à programação ambiental deste mês de junho, o Complexo do Pecém realizou, nesta sexta-feira (23), um mutirão para a limpeza da praia que fica abaixo das duas pontes de acesso do Porto do Pecém.

Ao longo da manhã, cerca de 100 colaboradores do Porto do Pecém, da ZPE Ceará e das Prestadoras de Serviços Operacionais (PSO) retiraram aproximadamente 500 kg de lixo das areias da praia do Pecém, sobretudo itens plásticos trazidos pela maré.

“É importante salientar que os resíduos recolhidos são trazidos pela maré e representam basicamente lixo comum. Não foram observados resíduos que possam ser atribuídos às operações portuárias, o que significa que os planos ambientais do Terminal Portuário do Pecém, dentre eles o de resíduos sólidos, estão sendo eficazes e garantindo a proteção do meio ambiente”, destaca Wagner Monteiro, gerente de Meio ambiente, saúde e segurança do trabalho do Complexo do Pecém.

Campanha contra a poluição plástica

A ação desta sexta-feira faz parte da programação especial desenvolvida pelo Complexo do Pecém, em parceria com as empresas Tecer, Unilink, VLI, Oceanpact e MRS Ambiental neste mês do meio ambiente. A ideia central é aderir à campanha contra a poluição plástica, tema instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ano de 2023.

Conforme dados da ONU, os oceanos recebem, por ano, a impressionante cifra de 8 milhões de toneladas de plástico, o que ameaça a fauna e a flora marítima em diversos aspectos. Um simples canudo, por exemplo, pode demorar até 200 anos para se decompor na natureza.

Por isso, quando for jogar fora, repense. Não existe fora, estamos todos no mesmo planeta.