Uma comitiva liderada pelo governador Elmano de Freitas esteve esta semana cumprindo agenda na Holanda. O grupo contou com as presenças da secretária das Relações Internacionais, Roseane Medeiros, e do presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo. Eles estiveram no Porto de Roterdã, no Grupo STC Next International e também participaram do Green Ports Partnership e do Brazil Network Day, evento organizado pela Embaixada do Brasil em Haia.
Realizado durante a Europort, exposição marítima internacional, o Brazil Network Day funciona como um ponto de encontro para especialistas em tecnologia inovadora e construção naval complexa, assunto que interessa diretamente ao estado do Ceará, devido ao Porto do Pecém, que tem se desenvolvido economicamente, batendo recordes de exportação nos últimos anos.
Durante o encontro, o governador apresentou um panorama do desenvolvimento do Ceará nos hubs aéreo e portuário, enquanto Hugo Figueirêdo explanou sobre as oportunidades com o Hub de Hidrogênio Verde no Pecém. “Apresentei os avanços do Ceará com o hub aéreo, instalado no Aeroporto Pinto Martins [em Fortaleza]. O nosso hub portuário, que conta com a Zona de Processamento e Exportação (ZPE), a primeira em funcionamento no Brasil, com 6.812 mil hectares, além dos importantes resultados na área da educação, com a implantação de 462 escolas em tempo integral”, destacou Elmano.
Agenda
No Porto de Roterdã, acionista da CIPP S/A, a comitiva se reuniu com o CEO Boudewijn Siemons para conversar sobre estratégias e projetos para um maior desenvolvimento do hidrogênio verde no Ceará. Eles também conheceram as instalações do Grupo STC Next International, uma instituição voltada para o treinamento em portos, logística, comércio internacional e indústria marítima. Na visita, foram discutidas parcerias para capacitação na área de energias renováveis e cooperações em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias marítimas a serem implementadas no Complexo. O objetivo é viabilizar a qualificação dos cearenses para o mercado de trabalho.
A comitiva do governador também esteve presente no Green Ports Partnership, momento com dois grandes objetivos: debater o desenvolvimento sustentável dos portos e discutir projetos de energia renovável. O evento contou com representantes do Governo Holandês, da Agência de Negócios da Holanda, além de empresários de diversos nichos.
Europort
As autoridades também visitaram a Europort, feira marítima internacional realizada a cada dois anos em Roterdã. O Complexo do Pecém integrou o estande do Porto de Roterdã e contou com a participação do diretor Comercial, André Magalhães, e da gerente de Negócios Industriais, Alessandra Grangeiro.