Ir para o conteúdo
Notícia

Complexo do Pecém encerra participação na Expolog em painel sobre as potencialidades do agronegócio

O Complexo do Pecém encerrou nesta quinta-feira, 10, sua participação na Feira Internacional de Logística (Expolog) 2020, que, neste ano, completou 15 anos de concepção e foi realizada, pela primeira vez, de modo on-line. Durante os dois dias de evento, representantes do Pecém estiveram presentes nos três diferentes seminários da feira, através de painéis, palestras e apresentação de cases, contribuindo para importantes discussões sobre a evolução do setor logístico.

Ontem, a diretora executiva de relações institucionais do Complexo do Pecém, Rebeca Oliveira, e a diretora de operações da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará, Andréa Freitas, participaram do painel “Novos Mercados”, que fechou a programação do Seminário Logística no Agronegócio. Na ocasião, ambas destacaram a capacidade de todo o Complexo, composto por Área Industrial, Porto e ZPE, em oferecer soluções ao agronegócio.

“O agronegócio está diretamente relacionado à história do Porto do Pecém. Dessa forma, estamos sempre fazendo alterações e investimentos para trazer novas linhas e levar os produtos do Ceará ainda mais longe. Nossa batalha, hoje, é viabilizar uma linha de longo curso para a Ásia e assim ampliar as possibilidades para o produtor local”, destaca Rebeca Oliveira.

“No caso da ZPE Ceará, um passo importante será a abertura do Setor 2, que será uma área com forte potencial de se tornar um grande cluster de alimentos”, complementa Rebeca. Iniciadas em junho deste ano, as obras de expansão (Setor 2) da ZPE Ceará, atingiram 60% de conclusão no fim de novembro. Com 137 hectares distribuídos em quatro módulos, a área tem como objetivo atrair empresas de pequeno e médio porte, o que traz boas possibilidades ao agronegócio.

“Há produtos com grande potencial, como é o caso do café, da cera e da polpa de frutas, que fazem parte de setores que podem estar dentro da ZPE. Com os benefícios fiscais e demais incentivos, chega a mais de 40% o ganho, tanto a nível de equipamentos, como também de insumos”, conta Andréa Freitas.

Ainda dentro da programação desta quinta-feira da Expolog, o gerente de negócios portuários do Complexo do Pecém, Raul Viana, participou do Seminário Oportunidades para os Jovens na Logística, onde falou sobre o case da YoungShip Brazil, com foco na promoção de jovens líderes para o futuro, de forma a impulsionar suas carreiras demonstrando ao mercado seus talentos.

Primeiro dia de evento

Ao longo da quarta-feira, primeiro dia de Expolog, o Pecém contou com representantes em dois painéis do XV Seminário Internacional de Logística. Em um deles, que abordou portos internacionais, a diretora executiva comercial do Complexo do Pecém, Duna Uribe, debateu com representantes dos portos de Roterdã (Holanda) e de Valência (Espanha), além de Mike Wychocki, CEO da EagleRail Container Logistics, empresa logística localizada em Chicago (EUA).

Também no XV Seminário Internacional de Logística, o vice-presidente de operações do Complexo do Pecém, Cornelis Hulst, participou do painel “Cabotagem no Brasil – Nova Política Pública”, onde discutiu o tema com importantes autoridades do setor. Ainda na quarta-feira, o gerente de operações do Complexo do Pecém, José Alcântara Neto, apresentou um case sobre operações portuárias e multimodalidade, durante a programação do Seminário Oportunidades para os Jovens na Logística realizado pela Expolog 2020.

Estande Virtual

Além de contar com representantes em todos os três seminários da Expolog, o Complexo do Pecém também participou do evento através de um estande virtual, que podia ser acessado digitalmente. Nele, era possível assistir vídeos sobre a estrutura do Pecém, assim como acessar o site oficial, agendar reuniões de negócios e conferir uma apresentação completa e bilíngue sobre todo o Complexo, incluindo informações sobre a Área Industrial, Porto e ZPE Ceará.