Os desafios e as oportunidades geradas pelo Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) foram tema de discussão nessa quinta-feira (25/07), no campus Pecém do IFCE, durante o Fórum de Logística promovido pela Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP).
Para um público composto, principalmente, por profissionais da área de logística, o Coordenador Comercial e de Planejamento do CIPP – Raul Viana destacou o potencial de negócios que podem ser explorados no Porto; na Zona de Processamento de Exportação – ZPE; e na Área Industrial.
“A gente está sempre procurando divulgar ao máximo as nossas operações, ainda mais agora com o Porto de Roterdã – parceiro fundamental para desenvolver e atrair muito mais negócios aqui para o Ceará, fomentando toda a economia do nosso Estado”, disse.
O Fórum de Logística foi realizado na data em que se comemora o Dia do Motorista, 25 de Julho. Por isso, durante o evento também foram debatidas a multimodalidade no transporte de cargas e a chegada de uma nova Federação (Fetranslog Nordeste) que vai reunir os sindicatos das empresas de transporte de cargas e logística nos estados do Maranhão; Piauí; Ceará; Rio Grande do Norte; e Paraíba.
“Com a Sede da Federação das Empresas de Transporte e Logística de Cargas no Estado do Ceará, que já está filiada a Confederação Nacional, nós teremos uma proximidade muito maior com o Sistema S. A nossa ideia é trazer mais treinamento, mais informação, mais assistência a todos os modais de transporte, como o aquaviário”, disse Marcelo Maranhão – Diretor do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Ceará (Setcarce).
No próximo mês, a cabotagem será o tema central de mais uma edição do Fórum de Logística promovido pela AECIPP, que tem entre suas empresas associadas o Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP S/A.