Ir para o conteúdo
Notícia

Complexo do Pecém assina termo de cooperação técnica com Senai durante o Fiec Summit

O presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante, e o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Paulo André Holanda, assinaram um Acordo de Cooperação Técnica para somar esforços em prol da capacitação e inovação no Ceará. A solenidade foi realizada na noite desta quarta-feira (25), no Fiec Summit.

O Acordo de Cooperação Técnica consiste na conjugação de esforços, com vistas a ampliar o uso de tecnologia avançada, buscando, prioritariamente, capacitação, educação continuada, elevação da escolaridade, cultura, novas tecnologias, soluções de engenharia, saúde, segurança do trabalho e promoção da saúde para as empresas instaladas na área do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

Nós estamos desenvolvendo no Pecém um centro de inovação na área de combustíveis sustentáveis. Dentro desse processo, nós estamos fazendo parceria com o Senai para avançar no desenvolvimento deste centro de pesquisa, que deve evoluir para uma planta piloto, para que se possa desenvolver tecnologia de combustíveis como metanol e combustível para aviação (SAF). O projeto contará com a participação da Adece (Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará) e, possivelmente, de outros parceiros”, afirma Hugo Figueirêdo.

Ricardo Cavalcante, com muito entusiasmo, afirmou que “reconhece e parabeniza todo o empenho da equipe da FIEC, do SESI e do SENAI, que a cada dia dá um passo para que as coisas aconteçam”.

O projeto está sendo elaborado pelo grupo técnico CIPP, Senai e Adece. “Estamos há 8 meses trabalhando em uma proposta técnica e esta parceria se concretiza em um momento muito oportuno: o FIEC Summit”, destaca Paulo André.