Ir para o conteúdo
Notícia

Comitiva dos Países Baixos visita Ceará em busca de fortalecer parcerias no setor energético

Uma comitiva dos Países Baixos está esta semana no Ceará em busca de fortalecer parcerias no setor de energias renováveis e hidrogênio verde. Liderados pela vice-embaixadora dos Países Baixos no Brasil, Afke Mulder, o grupo esteve reunido nesta segunda-feira (17) com o presidente do Complexo do Pecém, Max Quintino, e com o secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Domingos Filho. Nesta terça-feira (18), eles visitaram o Porto do Pecém e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará. 

Durante a reunião, Domingos Filho falou sobre os esforços do Governo do Ceará para a instalação da tecnologia e reconheceu seus benefícios para o estado. “Trata-se de um projeto de expansão de grande importância para o Ceará, que trará muitos benefícios para todos os cearenses, sobretudo por se tratar de um projeto sustentável, que utilizará tecnologia eólica off shore, promovendo, desta forma, o desenvolvimento econômico sem agredir o meio ambiente. Esperamos ampliar nosso relacionamento com todos os parceiros para alcançarmos esta transição energética que é uma das prioridades de agenda do governador Elmano de Freitas”, declarou o titular da SDE.  

A vice-embaixadora destaca que a visita da delegação tem como objetivo explorar o que é necessário em termos de infraestrutura e também o que é preciso para reduzir o risco dos projetos de investimento. Ela destaca que o Brasil, incluindo o Nordeste, tem uma grande oportunidade de assumir um papel importante no mercado de energia e indústria verde no mundo. 

“Uma das ambições compartilhadas é criar um corredor de energia verde, incluindo o hidrogênio, entre o Nordeste do Brasil e a Europa, com o Porto de Roterdã. Criar esse corredor exige uma nova cadeia de valor, e para isso é necessário criar a infraestrutura, os incentivos, as parcerias e as condições adequadas. Requer o envolvimento de muitos parceiros, públicos e privados. Esperamos que essa visita contribua para tornar a parceria entre o Brasil e a Holanda, já existente, ainda mais concreta, no sentido de tornar essa visão compartilhada uma realidade”, aponta.

À frente da comitiva estão Ulco Vermeulen, membro do conselho da empresa de gás natural GasUnie, e Cas König, CEO da Groningen Seaports. Eles estão acompanhados de Ann Abbheijden e Annelies Buist, também da GasUnie; Wouter Demenint, do Porto de Roterdã; e Patrick Cnubben, da New Energy Coalition.

“Pudemos apresentar o diferencial do nosso Hub de Hidrogênio Verde, o projeto mais avançado do Brasil. Temos abundância em energias renováveis, um projeto robusto de infraestrutura compartilhada e mão de obra local, o que nos dá grande competitividade diante de outros projetos”, destacou Max Quintino.

Nesta terça-feira, 18, na ZPE Ceará, os visitantes foram recepcionados pelo presidente da ZPE cearense, Fábio Feijó; o diretor de Governança da ZPE Ceará, Luís Simões e a gerente de operações da ZPE Ceará, Karina Bzyl; além da gerente de negócios industriais do Complexo do Pecém, Alessandra Grangeiro. 

  • A