Começam a atracar no Porto do Pecém os navios Break Buck, contendo as cargas especiais para instalação do complexo termoelétrico, Energia Pecém. Fruto da parceria com o armador alemão Scanscot, o primeiro dos 25 navios, chamado Nordana Tereza, estava previsto para chegar ontem (31) às 20 horas. O restante aportará conforme um planejamento a ser executado nos próximos 12 meses.
O Break Buck é um navio especializado no transporte off shore (aquele que não é feito por terra) de grandes maquinários, turbinas e transformadores, entre outros. A estrutura de porão e convés permite a viagem de peças e equipamentos que podem chegar a 200 toneladas, normalmente destinadas a parques industriais.
O engenheiro Mário Lima Júnior, diretor comercial da CearáPortos, administradora do Porto do Pecém, diz que esses navios não são grandes como os típicos transportadores de contêineres que chegam a 270 metros. “O Break Buck é bem menor. Perto de 115 metros. Isso o torna mais sensível à instabilidade provocada pelas ondas. Os grandes quase não sentem”, complementa.
Segundo o gerente comercial da Terminais Portuários Ceará (Tecer), Carlos Alberto Nunes, duas empresas trabalharam na operação de atracagem, descarrego e recebimento das peças no píer. “O que chega são estruturas metálicas de caldeira, pesando de 10 a 40 toneladas que nãos dão a dimensão do que é a usina. Motores e própria caldeira que podem passar de duzentas toneladas ainda vão chegar”, comenta.
Fonte: Jornal O POVO – Fortaleza