Foram embarcadas 2,5 mil toneladas de frutas frescas em operação realizada na madrugada deste domingo (27), no Porto do Pecém. O navio MSC Sofia Celeste abriu a temporada 2023/2024 de exportação de frutas frescas. A carga inicial incluiu melões, melancias, mangas e uvas produzidas nos estados do Ceará, Rio Grande Norte, Pernambuco e Bahia.
Desse volume inicial embarcado, 98% será descarregado nos portos de Roterdã e de Londres. O restante seguirá para outros portos da Europa. “A exportação de frutas frescas é um dos nossos carros-chefes. Estamos com uma expectativa muito positiva com a safra este ano, tanto para a Europa quanto os Estados Unidos”, destaca André Magalhães, diretor Comercial do Complexo do Pecém.
Na viagem inicial foram embarcados 121 contêineres refrigerados (reefers) de 40 pés, o equivalente a 200 TEU´s (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). No mesmo fim de semana, foram embarcados 112 reefers para os Estados Unidos, totalizando 233 contêineres refrigerados.
“A MSC vem mantendo um serviço dedicado, apostando na localização estratégica do Pecém, um terminal que nos oferece qualidade e segurança, onde 100% das frutas são pesadas e escaneadas. São condições que favorecem e viabilizam a exportação. Desde então, tem sido um sucesso”, resume Daniel Soares, gerente da MSC em Fortaleza e no Pecém. A empresa opera no Pecém desde a inauguração do porto, em 2002, mas o serviço de exportação de frutas teve início em 2017.
Veja o tempo de viagem das frutas
Roterdã/Holanda – 14 dias
Londres/Inglaterra – 16 dias
Bremerhaven/Alemanha – 20 dias
Hamburgo/Alemanha – 18 dias
Antuérpia/Bélgica – 23 dias
Le Havre/França – 25 dias
Sines/Portugal – 29 dias