Realizar processos, participar de reunião, pegar rota, plantão: essa é a rotina que conhecemos da maioria dos nossos colegas de trabalho. Mas você sabia que boa parte dos colaboradores do Complexo do Pecém (CIPP S/A) dedica um tempo do seu dia para realizar atividade física? A prática regular, segundo especialistas, traz diversos benefícios para o corpo, como a redução da pressão arterial, dos níveis de glicemia e de colesterol, além de fortalecer o sistema imunológico, evitando, inclusive, comorbidades que agravam as infecções causadas pelo novo coronavírus.
Nesta sexta-feira (19), data em que é celebrado o Dia do Esportista, vamos conhecer a rotina de algumas dessas pessoas que mandam bem não apenas nas suas atividades laborais no Complexo do Pecém, mas também na prática de esportes.
Antônio de Araújo, ou “Toinho”, como é conhecido no Porto, é um amante declarado de corrida de rua. O assessor administrativo do setor de faturamento do Complexo conta que o esporte faz parte da sua vida desde criança, quando começou a jogar futebol e, atualmente, participa de provas de corrida de 5 km e 10 km. Ele treina três vezes por semana e a sua dedicação já lhe rendeu diversas medalhas e viagens para participar de provas. “Eu comecei a correr por causa de um amigo do trabalho. Quando comecei, vi como a atividade era útil para meu condicionamento físico e nunca mais parei”, diz Antônio, que corre desde 2010.
O assessor também afirma que procura influenciar seus colegas a praticarem a atividade. Luciano Filho, também colaborador do setor de faturamento, se inspirou nos convites do amigo. “Ele me convidava para treinar, para participar dos eventos. Um dia eu decidi experimentar e gostei”, diz Luciano, que não perde a oportunidade de registrar o quanto Toinho é competitivo e dedicado à atividade.
PAIXÃO DE INFÂNCIA
Moacir Bruno é outro colaborador que não fica atrás. O supervisor de Comex na ZPE Ceará sempre teve uma boa relação com o esporte. Ele lembra que, na infância, brincar já era uma forma de praticar atividade física. “Eu me divertia correndo, jogando bola, nadando, andando de bicicleta. Então, o esporte sempre fez parte da minha vida”, declara o supervisor.
Bruno continua jogando futebol, pratica o ciclismo, mas não esconde a sua paixão: o trail running, ou corrida em montanha. “Foi paixão à primeira vista”, diz. O esportista conta que foi influenciado por seu coordenador, Ulisses Lopes, também colaborador da ZPE Ceará. Atualmente, os treinos do supervisor são voltados, principalmente, para a categoria. “Eu faço meus treinos seguindo planilhas. Porque, com a rotina corrida da ZPE Ceará, se eu não me organizar, não dá tempo. Porém, com disciplina, eu consigo realizar tudo: cuidar dos meus filhos, trabalhar e treinar”, conta Bruno, que é pai de dois meninos.
Além do foco nos treinos, Bruno nos conta que procura ir ao trabalho de bicicleta pelo menos duas vezes por semana, percorrendo cerca de 60 km entre Fortaleza e a ZPE Ceará. Apesar de estar focado principalmente na qualidade de vida e na saúde, ele conta que gosta de participar de competições. “Eu acho que essa vontade de competir vem com o tempo. As duas coisas andam juntas, pois as competições são resultado dos nossos treinos. Um dia, acredito que todo mundo sente vontade de participar de alguma prova”, destaca.
Em sua vida de atleta, Bruno lembra com carinho de sua primeira competição de corrida em montanha. “Na serra a gente precisa ter mais atenção, principalmente nas sinalizações. Durante essa prova, muitas pessoas erraram o caminho e eu, pela primeira vez correndo na montanha, cheguei em terceiro lugar. Até hoje meus amigos comentam”, finaliza.
BENEFÍCIOS
A prática regular de esportes é fundamental para a vida de todas as pessoas, pois promove bem-estar físico e mental. Além dos muitos benefícios para o condicionamento do corpo, eles são grandes aliados no alívio do estresse causado pelo o dia a dia, sedentarismo, além de ser um momento exclusivamente dedicado a você. Então, que tal se inspirar nos nossos colegas e encontrar um esporte que mais combine com você? Lembre-se que sempre é bom realizar uma avaliação médica antes de iniciar os exercícios. Independentemente da sua escolha, o importante é se movimentar para ter mais saúde e qualidade de vida!
Conheça mais alguns colaboradores esportistas!