Ir para o conteúdo
Notícia

Colaboradores do Complexo do Pecém celebram o voluntariado

Hoje, dia 28 de agosto, é celebrado no Brasil o Dia Nacional do Voluntariado. A data foi instituída através da Lei nº 7.352, de 28 de agosto de 1985

No Complexo do Pecém, além do compromisso dos colaboradores com as rotinas do trabalho, muitos deles também se doam em ações promovidas pela companhia. A limpeza do lixo nas praias do Pecém é uma ação que acontece anualmente em junho e engaja dezenas de colaboradores. Em 2019, mais de 400 kg de lixo foram recolhidos do litoral cearense, a grande maioria, formada por descartes indevidos de lixo por banhistas que vão visitar a praia ou por resíduos que chegam às areias por conta da poluição dos oceanos.

Para Wilame Amaral – Técnico de Meio Ambiente do Porto do Pecém, participar e ver os colegas de trabalho engajados em ações como essa, traz outros resultados, além da conquista de um ambiente mais limpo.

“Essa é uma forma de sensibilizar pessoas. Quem participa de uma ação como essa, volta para casa com um sentimento de pertencimento muito mais forte. A pessoa vê as consequências e provavelmente vai se policiar muito mais em fazer o descarte correto do seu lixo, além de ser um canal para sensibilizar também a família e amigos. Também estreitamos os laços de com colegas de diversos setores, além de motivar empresas parceiras a apoiar a causa”

Afirma Wilame, que também participa da organização das ações

Quem não lembra do derramamento de óleo que chegou às praias do litoral nordestino no ano passado? Essa foi uma situação preocupante e que mobilizou aproximadamente 40 colaboradores do Complexo do Pecém em uma ação para recolhimento dos resíduos que chegaram na Praia do Cumbuco, localizada na região metropolitana de Fortaleza. Um desses colaboradores, foi o Geimysson Holanda, Assistente no setor de Transporte. “O que me motivou foi fazer o bem para o meio ambiente e ter certeza que ações como essa, ainda que pequenas, transformam o mundo em um lugar melhor. Encontrar colegas de diversos setores participando estimula, ainda mais, essa nossa doação!”, diz Geimysson.

Mas seja na empresa ou fora dela, gente para espalhar o amor e a empatia não falta! A Maria Mendonça é prova disso. Quem a vê caracterizada como personagem de histórias infantis em projetos sociais da região do Pecém, talvez nem imagine que durante a semana ela trabalha como auxiliar administrativo no Complexo do Pecém. Maria ajuda a arrecadar brinquedos para crianças da comunidade e a promover uma festa do Dia das Crianças, com direito a dia de beleza e tudo mais para os pequenos.

“Você vê o sorriso das crianças e dos pais que participam das ações e transparecem um ‘obrigado’, isso é muito gratificante. Em muitas ações, nós recebemos tantas doações que também compartilhamos com as crianças das comunidades vizinhas. O grupo começou comigo e uma amiga e foi crescendo, tanto que em 2019 já contávamos com 20 outros voluntários. É uma satisfação enorme poder contribuir com a alegria e o bem-estar da comunidade!”

Compartilha Maria com emoção.

O Complexo do Pecém enaltece todos os colaboradores que atuam em ações de voluntariado e também parabeniza todos os demais voluntários do Brasil que se doam para fazer do mundo um lugar cada fez melhor. Segundo a definição da ONU, “o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos”.