No mês em que é celebrado o Dia Nacional da Paz no Trânsito (21 de abril), os motoristas da ZPE Ceará passaram por uma capacitação sobre Direção Defensiva. O momento foi organizado com o objetivo de capacitar e garantir a segurança dos colaboradores que viajam, diariamente, mais de 100 quilômetros.
“Precisamos ter uma equipe capacitada e consciente em relação a função que executa. Esse curso de capacitação foi a forma que encontramos de mostrar aos nossos motoristas que, adotando medidas simples de segurança, eles estão preservando suas vidas e, também, de seus colegas de trabalho”, destaca o gerente de planejamento da ZPE Ceará, Rodrigo Mesquita.
Dados alarmantes
A apresentação foi realizada por Samuel Cordeiro, instrutor da Escola Pública de Trânsito (EPT), do Departamento Estadual de Transito do Ceará (Detran-CE). Segundo Samuel, em 10 anos, mais de 19 mil pessoas morreram em acidentes de trânsito no estado do Ceará e, no Brasil, a cada 15 minutos uma pessoa perde a vida em decorrência de um acidente de trânsito.
“Vivemos uma verdadeira pandemia no trânsito, que infelizmente não vai acabar com o uso de máscaras ou vacinas. O que precisamos é de conscientização, para mudar profundamente esse cenário alarmante”, destaca o instrutor.
Atualmente, 12 motoristas fazem parte do corpo de colaboradores da ZPE Ceará e todos participaram do evento. Kairo de Oliveira, que trabalha na empresa há oito anos, ficou satisfeito com a capacitação. “Eu acho que esses momentos devem ser realizados regularmente. Hoje, eu saio daqui mais consciente em relação a minha função. Com certeza vai me ajudar muito no meu desempenho no dia a dia”, finaliza o colaborador.