Ir para o conteúdo
Noticia Arquivada

CIPP recebe visita da Comissão de Comércio Exterior do Ceará


Com a missão de desenvolver a cultura exportadora e fomentar os negócios internacionais no Estado, a Comissão de Comércio Exterior do Ceará (CCE-CE), formada por instituições públicas e privadas, estando entre elas o Governo do Estado do Ceará, realiza mensalmente reuniões para discutir assuntos pertinentes ao setor. Este mês, a diretora comercial da Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearáportos),  Rebeca Oliveira, recebeu o grupo no Porto do Pecém.

 

De acordo com o presidente da comissão, Roberto Marinho, a escolha do Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP como local de encontro tem o objetivo de apresentar aos membros um dos mais importantes instrumentos do comércio exterior no Estado. “Nada melhor do que conhecer e ver de que maneira podemos contribuir com o trabalho do Porto e os outros órgãos como a ZPE, em busca de um só propósito  “, declarou. De acordo com o presidente este momento é importante pois contribui com a atualização do Programa Exporta Ceará.

 

 

 

O grupo, na ocasião, assistiu a uma apresentação institucional e conheceu o terminal, incluindo as obras de segunda expansão do porto cearense que já apresentam 80% de avanço. “Vocês podem observar que divulgamos não apenas o Porto, mas o CIPP todo, pois entendemos que toda essa infraestrutura que possuímos, essa área industrial é o nosso grande diferencial para a atração de grandes investimentos”, finalizou Rebeca.


Entre os participantes estavam representantes da Adece, Sefaz, Corin, Fiec, CIN, Correios, FC Consultores, SEBRAE, Sindace,  que ficaram muito satisfeitos com a visita.“Estou aqui desde o inicio das atividades do Porto do Pecém, trabalhando em todos os procedimentos aduaneiros, e é muito bom ver em que o porto se transformou, se destacando tanto nacionalmente como internacionalmente”, declarou a presidente do Sindicado Dos Despachantes Aduaneiros no Ceará (Sindace), Verônica Gurgel. “É gratificante para nós, cearenses, saber que contamos com uma estrutura como esta no nosso Estado”, disse Verônica.

 

 

Ainda durante a manhã, o diretor comercial da Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE/CE), Roberto de Castro, aproveitou o momento para falar um pouco sobre a expansão da área e o que isto significa para o Ceará. “Agora dispomos de mais de 6.200 hectares, ou seja, mais investimentos podem vir para o cá. A ZPE/CE atualmente é um case de sucesso, pois somos a primeira e única zona em pleno funcionamento no país e isto tem ganhando a atenção de muitas pessoas tanto dentro como fora do Brasil”, disse o diretor.

 

A comissão, durante a visita ao CIPP, ainda teve a oportunidade de conhecer as instalações da ZPE e da Companhia Siderúrgica do Pecém – CSP.

 

COMISSÃO DE COMÉRCIO EXTERIOR NO CEARÁ (CCE-CE)

 

A CCE-Ce atualmente é formada atualmente por 14 entidades (É composta por 14 Entidades: Câmara de Comércio Brasil Angola Ceará, Câmara de Comércio Brasil Portugal Ceará, FIEC, SEBRAE, FAEC, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Governo do Estado do Ceará, NUTEC, STDS, Correios, Instituto Agropolos, APRECE) e foi criada no ano 2000.

 

Luiza Dantas
(85) 33721795 | 98944.2841
Assessoria de Imprensa da Cearáportos
luiza.dantas@cearaportos.ce.gov.br