A Companhia Cearáportos, administradora do Porto do Pecém, dentro de seu programa de promoção comercial, está participando no período de 8 a 10 de setembro de 2009 do evento internacional especializado em fruticultura e logística a Fruit & Log 2009. O objetivo da Cearáportos, expositor na referida feira, é divulgar junto aos produtores e agentes logísticos a infraestrutura disponível no Porto do Pecém, bem como as condições de armazenagem e trânsito de conteinêres naquele porto. A Fruit & Log está se realizando no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo.
Na Fruit & Log 2009 o diretor comercial Mário Lima Júnior e técnicos da Cearáportos estão divulgando a infraestrutura do Pecém para o transporte de frutas, contando com um patio de 80.000 m², para recebimento e despacho, com capacidade estática para 1008 conteinêres refrigerados simultaneamente plugados, uma câmara de inspeção vegetal de duas docas, para uso do Ministério da Agricultura.
Dispõe ainda de um serviço de recepção (gate portuário) em regime de 24 horas para registro e desembaraço fiscal e aduaneiro, bem como serviço de movimentação (handling) em regime de 24 horas, com 12 equipamentos empilhadores (reach-stackers) e 4 guindastes de cais (MHC – mobile harbor crane).
Movimentação
No Porto do Pecém aportam regularmente 48 navios escalonados em 10 serviços marítimos dos principais armadores mundiais, nos quais se destacam Maersk, Hamburg-Süd e MSC. Ao longo do ano são mais de 400 atracações, levando ou trazendo mercadorias para mais de 50 portos nacionais ou estrangeiros, interligando mercados do mundo inteiro.
O Porto do Pecém repete pelo quinto ano seguido a marca de maior exportador de frutas do Brasil. No ano de 2008 foram 328.000 ton, representando 40% de toda fruta exportada. É seguido pelos portos de Salvador, Santos, Natal, Itajaí e Mucuripe.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Cearáportos