Ir para o conteúdo
Noticia Arquivada

Central de distribuição será concluída em 2010

A central de distribuição de mercadorias a ser implantada pela norte-americana Cargo Ventures (CV) no Porto do Pecém ficará em ambiente alfandegado e deverá estar concluída ainda no ano que vem. Pelo menos, este é o prazo com que trabalham a empresa e governo, que estiveram reunidos ontem, na Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado (Adece), para definir a localização do projeto. A estrutura, que contará primeiramente com um armazém de frios para frutas, flores e peixes do Ceará e do Nordeste destinados à exportação aos Estados Unidos, terá uma área de 100 hectares e ficará no Terminal Intermodal de Cargas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

O Intermodal possui uma extensão de cerca de 250 hectares e se situa fora da beira do cais, e também estará fora da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), a ser instalada no Pecém. De acordo com o presidente da Adece, Antônio Balhmann, os executivos fizeram um layout para um outro terreno, mas, em função da legislação ambiental do local, que limita o terreno para a instalação de projetos industriais, ficou decidido pelo Terminal.

´Ele já possui um objetivo assemelhado ao que a CV quer aqui. A sua construção já está dentro do Plano Diretor do Pecém, e irá abrigar um centro de utilidades [estrutura de apoio aos prestadores de serviços portuários]´, explica.

De acordo com Balhmann, a maior vitória nas negociações foi a garantia da estrutura de inspeção de qualidade e segurança dentro do projeto, que permitirá que os produtos saídos do Pecém para os Estados Unidos já estejam completamente dentro das exigências norte-americanas, o que dispensará a inspeção nos portos daquele país. Haverá controle de raio-x das mercadorias que chegarão à central em caminhões ou pelas ferrovias.

´Com isso, a gente vai ganhar três a quatro dias no transitime [período da mercadoria entre o porto e o comprador].´ Segundo o presidente da Adece, essa vantagem competitiva irá ajudar a atrair indústrias ao complexo do Pecém. ´As empresas que têm interesse em investir na criação de indústrias em áreas de porto, preferem estes portos com padrão de segurança atestado. Isso vai potencializar o Pecém´, afirma.

O investimento a ser empregado no empreendimento ainda não está definido. A partir de agora, será iniciado o projeto executivo definitivo da estrutura, que transformará o Pecém em concentrador de cargas brasileiras com destino aos Estados Unidos. Uma equipe da CV irá retornar ao Ceará, em data ainda não estipulada, para construir junto com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), a Adece e a Ceará Portos (administradora do Porto do Pecém) o modelo do documento.

A CV é uma empresa especializada em logística, que opera e detém, majoritariamente, uma zona franca em Miami. A zona foi visitada pelo presidente da Adece e pelo governador Cid Gomes em janeiro último, para fortalecer as negociações para o empreendimento no Ceará. Esta foi a terceira visita do diretor da empresa, Jake Citrin, ao Estado.

 

(Fonte: DIÁRIO DO NORDESTE – FORTALEZA – Editoria: Negócios)