A diretora comercial da Cearáportos, Rebeca Oliveira, e o diretor de operações, Waldir Sampaio, participam do 40º Encontro Nacional da Praticagem, promovido pelo Conselho Nacional de Praticagem (Conapra). O evento acontece até o dia 26 de outubro, no hotel Gran Marquise e reúne os principais profissionais do setor em todo o país.
Serviço indispensável em todos os portos do mundo, a praticagem é a atividade que garante a segurança na condução de navios em todos os portos marítimos e estuários dos rios brasileiros. Existem, atualmente, 22 de Zonas de Praticagem (ZPs) em todo Brasil e cerca de 12 mil profissionais em todo país. No Ceará, duas empresas disponibilizam o serviço, com 13 práticos atuando e garantindo a segurança nas cerca de 40 operações mensais que acontecem no Porto do Pecém.
De acordo com Sampaio, a atividade da praticagem é essencial para o bom funcionamento do porto. “Eles são profissionais extremamente competentes e são indispensáveis no trabalho no Porto do Pecém. Funcionamos 24 horas e com o auxilio deles, garantimos a segurança das embarcações que chegam e saem do Pecém”, declara o diretor. Os práticos orientam, através de sua formação náutica, os comandantes dos navios, baseados no clima, variação de marés, ventos, correntes e profundidade e conhecimentos de acordo com a região em que atuam.
Durante os três dias, serão abordados temas como o papel da Autoridade Marítima brasileira, acessibilidade aos portos brasileiros, segurança e a eficiência das manobras e as novas possibilidades com a ampliação do Canal do Panamá, dentre outros assuntos.
Luiza Dantas
Assessoria de Imprensa da Cearáportos
luiza.dantas@cearaportos.ce.gov.br
Contato: (85) 3372.1500