Ir para o conteúdo
Noticia Arquivada

CE reforça contatos para trazer montadora

O presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Antônio Balhmann, informou ontem que deve representar o Estado na comitiva do presidente Lula da Silva à China, nos próximos dias 18 e 19 de maio.

A ida ao continente asiático deve reforçar os contatos para a vinda de uma montadora de carros chinesa para o Ceará.

´Deverei participar da viagem. O governador Cid Gomes ainda decidirá se vai nessa agenda ou se embarca para os Estados Unidos onde já tem compromisso nessa data´, explicou Balhmann, ressaltando que a ida às cidades de Xangai e Pequim servirá para que ele apresente mais uma vez as potencialidades do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) aos empresários asiáticos e aos representantes do Ministério de Desenvolvimento Econômico da China e ao Banco de Desenvolvimento Econômico daquele país.

A definição, segundo o presidente da Adece, veio após reunião em Brasília, com o ministro da Secretaria Especial dos Portos, Pedro Brito. Na Capital federal, Balhmann encontrou-se ainda com o presidente da Associação Brasileira das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs), Helson Braga. Com o economista, tratou de discutir estratégias para ver qual o modelo de operação que melhor se adequa ao projeto da ZPE cearense: se ela será operada por um consórcio de empresas que estarão na área, se o governo licitará uma operadora para fazê-lo ou se o próprio governo fará o trabalho.

Cargo Ventures

Já a norte-americana Cargo Ventures (CV), interessada em instalar um modelo de logística de transporte intermodal no Pecém, teve mais uma reunião em Fortaleza, ontem. No encontro, que reuniu representantes da empresa, Governo do Estado — por meio da Adece, da Seinfra e Ceará Portos —, ficou confirmado que o equipamento será instalado em uma área de 150 hectares do Terminal Intermodal de Cargas (TIC), já previsto no Plano Diretor do Complexo do Pecém. As informações são do diretor de Atração de Novos Negócios da Adece, Fernando Pessoa.

´Agora vamos iniciar o layout do projeto nesse terreno e das interfaces com o Pecém. Acredito que em junho, o pessoal da CV deva retornar para acertar o detalhamento do Protocolo de Intenções´, informou o diretor da Adece.

 

(Fonte: Diário do Nordeste – Fortaleza – Editoria: Negócios)