2019 foi um ano muito especial para todos nós, um ano de muito aprendizado.
Até dezembro do ano passado éramos a Cearáportos. Uma empresa que administrava exclusivamente o Porto do Pecém. Hoje somos mais que um porto, somos o Complexo Industrial e Portuário do Pecém.
Uma empresa cearense que agora também é multinacional, desde que nossos amigos e sócios holandeses chegaram do Porto de Roterdã. Uma alegria tê-los conosco para nos ajudar a fortalecer o nosso negócio, que em 2019 trouxe muitos resultados positivos.
Terminamos o primeiro semestre com 56% de crescimento na cabotagem em relação ao mesmo período do ano passado. Todo esse crescimento na movimentação de cargas entre o Pecém e outros portos brasileiros tem explicação: a nossa vice-liderança no número de linhas de cabotagem.
Temos agora seis frequências regulares – o segundo maior número de linhas do Brasil, atrás apenas do centenário Porto de Santos.
No longo curso, ou seja, nas rotas internacionais, também ampliamos nossa participação. Além das tradicionais linhas para Estados Unidos e norte da Europa, ganhamos uma nova linha para nos conectar a portos no Mediterrâneo e Oriente Médio. Sim, estamos cada vez mais conectados com o mundo.
E nunca na história avistamos tantos navios atracando no Pecém. Somente em outubro desse ano, 65 navios passaram pelos nossos píeres. Essa foi a maior quantidade de embarcações atracadas em um único mês, desde que o porto foi inaugurado em março de 2002.
Assim os nossos resultados não poderiam ser outros. Batemos dois recordes em um único ano. Em julho registramos a movimentação de 1.706.961 toneladas de cargas movimentadas. Três meses depois fomos além: 1.927.493 de toneladas. Nunca se movimentaram tantas cargas no Porto do Pecém, em um único mês, como em outubro de 2019.
Todos esses números são resultado do trabalho desenvolvido na nossa Área Industrial, no Porto e na ZPE – a única zona de processamento de exportação em funcionamento no Brasil. Quanto orgulho. Ao longo do ano recebemos inúmeras visitas de representantes de outros estados e municípios que se inspiram na nossa ZPE Ceará, que em 2020 será expandida. Vem aí a ZPE II com novos investimentos, novas indústrias.
Tudo isso sem esquecermos da nossa responsabilidade com o meio ambiente. A ZPE recebeu o Selo Verde do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) – concedido pelo Ministério do Meio Ambiente, e também foi reconhecida com o Selo TCE Ceará Sustentável – Edição 2019.
No Prêmio Antaq 2019, o Porto do Pecém foi um dos grandes premiados. Recebemos nada menos que três prêmios em reconhecimento aos avanços em inovação e desempenho ambiental. De quebra assumimos o 4° lugar no ranking ambiental da Agência Nacional de Transportes Aquaviários. Sim, fazemos negócio respeitando o meio ambiente.
E se 2019 foi especial, temos a certeza que o próximo ano será ainda mais. Conto, como sempre contei, com o empenho e a colaboração de todos. No nosso primeiro ano de integração já tivemos a certeza de que juntos, com certeza, somos mais fortes.
E em 2020 estaremos completando os 18 anos de operação do Porto do Pecém. Por isso, já a partir do primeiro dia do próximo ano passaremos a adotar uma nova marca. Vamos valorizar ainda mais o Pecém, vamos valorizar ainda mais uma região que tem transformado o Ceará com a ajuda das senhoras e dos senhores. Por isso, deixo aqui toda a minha gratidão a cada um dos profissionais que contribuíram nesse ano para o desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.
Tenham todos um Feliz Natal e Boas Festas!
Danilo Serpa, Presidente do Complexo do Pecém