Senhoras e senhores,
Estamos concluindo mais um ano de muito trabalho. E embora pareça clichê, é fato que o Complexo do Pecém exige muito, diariamente, de cada um dos profissionais das nossas mais diversas áreas. Quem veste a nossa camisa sabe que o Pecém é sinônimo de comprometimento contínuo, mesmo em meio a um momento ainda muito desafiador, pois seguimos enfrentando uma pandemia pelo segundo ano seguido.
E foi aí que se revelou mais uma vez o valor do nosso time. Por que em 2021, elas e eles foram além ao atingir um resultado inédito e histórico que começou a ser construído logo no início desse ano.
Foi em janeiro de 2021 que fomos desafiados a elevar, consideravelmente, a movimentação de um tipo de carga vital para a saúde humana. O oxigênio produzido dentro da nossa ZPE Ceará ganhou ainda mais importância quando cresceu a demanda gerada pela grave crise de saúde vivida na região norte do Brasil. Carretas e navios carregados com oxigênio, produzido no Complexo do Pecém, salvaram a vida de milhares de pessoas.
Naquele momento fizemos jus ao nosso compromisso de também cuidar das pessoas, pois, como diz uma das nossas máximas, somos feitos de pessoas e do compromisso com o desenvolvimento.
E em busca de um desenvolvimento sustentável, criamos um Grupo de Trabalho com o nosso acionista Governo do Estado do Ceará; Federação das Indústrias do Ceará (Fiec); e Universidade Federal do Ceará (UFC) para juntos empreendermos esforços na instalação de um HUB de Hidrogênio Verde no Complexo do Pecém.
Os primeiros resultados de toda essa sinergia foram extremamente animadores, pois em menos de um ano assinamos exatos 14 Memorandos de Entendimento (MoU) com importantes empresas do Brasil e do mundo. O hidrogênio verde (H²V) é produzido através de fontes renováveis e é atualmente considerado o pilar da transformação energética mundial por poder ser obtido através da eletrólise da água, uma fonte livre de carbono.
Ou seja, vamos reduzir a emissão de poluentes e ampliar as oportunidades de negócios e geração de empregos, para assim impulsionar ainda mais a economia do Ceará. Temos orgulho em contribuir ativamente, diretamente para o desenvolvimento econômico do Estado.
Prova disso é que também em 2021 retomamos as operações de transbordo de combustível no Porto do Pecém. No chamado ship to ship, uma embarcação transfere combustível para um ou mais navios transportarem o granel líquido via cabotagem (para portos do Brasil) ou longo curso (para portos do mundo). Essa operação não era realizada aqui no Ceará desde 2014.
Outro avanço conquistado pela atual gestão do Complexo do Pecém foi a assinatura de um Termo de Cooperação com o Porto e Zona Franca de Sohar, localizado em Omã, no Oriente Médio. O acordo prevê a cooperação comercial e técnica com o objetivo de ampliar o intercâmbio de experiências, melhores práticas e a prospecção de novos negócios internacionais. Importante lembrar que tanto Pecém como Sohar possuem o Porto de Roterdã como acionista.
O Complexo do Pecém, enquanto empresa responsável pela gestão e desenvolvimento do terminal portuário do Pecém, trabalha constantemente no aperfeiçoamento de seus processos internos com o objetivo de oferecer sempre as melhores soluções para todos os seus clientes.
Por isso, nesse ano, desenvolvemos, em parceria com a Receita Federal do Brasil, um inovador modelo de inspeção remota de cargas que gera praticidade aos proprietários/responsáveis das cargas, pois passaram a ter a possibilidade de acompanhar a inspeção virtualmente, evitando assim o deslocamento até o Porto do Pecém.
Além disso, também em 2021 foi implantado novo sistema de atendimento para motoristas dos mais diversos tipos de veículos de carga, que acessam diariamente o nosso terminal portuário. O Sistema de Entrada de Veículos (SEV) substituiu o papel pelo smartphone e reduziu, de 5min para 2 min, o tempo médio de atendimento para liberação de cargas nos portões (gates) de acesso ao Porto do Pecém.
Nosso terminal portuário também ganhou mais três áreas de fundeio, ou seja, novas áreas para que os navios possam lançar âncora e aguardar a vez na sequência de atracação ou ainda possam realizar operações com tripulantes ou cargas de forma reconhecida pelos órgãos anuentes.
Da Agência Nacional de Transportes Aquaviários recebemos o reconhecimento que colocou o Pecém como um dos três melhores terminais portuários do Brasil no Índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA), sendo considerado o porto de melhor desempenho ambiental nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
E foi representando o país que participamos da 17ª edição do Brazil Network Day (BND). O Complexo do Pecém foi simplesmente tema central desse evento organizado pela Embaixada do Brasil na Holanda e que fez parte da programação da Europort 2021, umas das maiores feiras da indústria marítima no mundo.
O Complexo do Pecém oferece soluções de negócios de “A” à “Z”. Por isso, em novembro desse ano concluímos as obras do Setor 2 da nossa Zona de Processamento de Exportação, a ZPE Ceará. São 1.911 hectares de área destinados a instalação de novos empreendimentos industriais e também de serviços. Isso porque, o novo marco regulatório para as ZPEs no Brasil passou a flexibilizar o setor para trazer ainda mais diferenciais competitivos à ZPE Ceará – primeira zona de processamento de exportação a operar no país.
2021 ficará registrado na nossa história como um ano de muitas conquistas, algumas delas inéditas. O Porto do Pecém superou pela primeira vez a marca de 2 milhões de toneladas movimentadas num único mês e a marca de 20 milhões de toneladas num único ano.
Confirmamos a tendência de crescimento e com o fechamento do mês de novembro, nosso terminal portuário obteve um resultado histórico: 20.405.383 toneladas movimentadas entre janeiro e novembro de 2021 – crescimento de 41% em relação ao mesmo período de 2020, quando foram movimentadas 14.458.128 toneladas.
Ou seja, superamos o ano de 2019 que até então, com 18.1 milhões, era tido como o nosso melhor ano. Sim, 2021 é o melhor ano da história do Complexo do Pecém. Por isso, deixo aqui todo o meu agradecimento a cada um dos profissionais e empresas que direta ou indiretamente contribuíram para o sucesso dos nossos números. Isso é evolução, é crescimento. E o ano novo é logo ali, o ano em que celebraremos os 20 anos de operação do Porto do Pecém.
Que venha 2022, por isso o meu desejo de boas festas e de um produtivo e feliz ano novo!
Danilo Serpa
Presidente do Complexo do Pecém