Ir para o conteúdo
Noticia Arquivada

Cargo Ventures chega ao Ceará

Desembarca hoje em Fortaleza o CEO (podem chamar-me de presidente executivo) da norte-americana Cargo Ventures (CV), Jake Cetrin. É sua terceira visita ao Ceará em seis meses. Ele e sua empresa estão de olho no Complexo Portuário e Industrial do Pecém, onde instalarão, neste ano, uma estrutura de armazéns frigorificados para atender aos setores de pesca, floricultura e fruticultura do Ceará e do Nordeste. A CV é dona e operadora da Zona Franca de Miami. Junto com Cetrin chegarão também dois outros executivos da CV — Ralph Cox e John Vickerman — e o embaixador Roger Noriega, ex-sub-secretário de Estado dos EUA e um perscrutador e fomentador de grandes negócios para empresas norte-americanas. Amanhã cedo, esse time da Cargo Ventures terá reunião com o governador Cid Gomes e seus secretários das áreas da indústria, infra-estrutura e meio ambiente. Em seguida, irão ao Pecém para visitar o porto e o terreno onde será implantado o empreendimento. Na quarta-feira, nova reunião na Adece, cujo presidente, Antonio Balhmann, antecipa: ´A estrutura de armazéns da Cargo Ventures no Pecém mudará substancialmente as condições do comércio exterior do Ceará, pois a idéia é fazer dele um porto concentrador e distribuidor de carga de e para os EUA. Daqui para o resto do Brasil, a distribuição da carga será por cabotagem e outros modais de transporte´.

Jantar

Para mostrar a importância que o Governo do Estado empresta à visita dos principais executivos da Cargo Ventures, o governador Cid Gomes recepcionará Jake Cetrin, Ralph Cox, John Vickmerman e o embaixador Roger Noriega com um jantar na residência oficial. Na quarta-feira.

Aeroporto

Esta coluna recebeu a informação de que o Aeroporto de Cargas do Complexo Portuário e Industrial do Pecém não deverá ser em Pecém, mas no vizinho município de Eusébio. Uma fonte bem informada do que se passa revelou que, se derem certo os entendimentos já iniciados, esse Cargo Airport será implantado com recursos absolutamente privados. ´E será operado por empresa privada´, acrescentou a fonte, sem, entretanto, adiantar mais detalhes, a não ser o seguinte: ´Se vingar mesmo, esse projeto será o mais importante e o mais rentável que já se implantou no Nordeste´.

 

(Fonte: DIÁRIO DO NORDESTE – FORTALEZA – Egidio Serpa – Editoria: Negócios)