Trabalhadores portuários fazem parte da fase 4 do Programa Nacional de Imunização
O assunto se repete há vários meses: coronavírus. Desta vez, porém, uma notícia nos proporcionou alívio em meio ao turbilhão de emoções vivenciadas desde o início desta pandemia. Isso porque o dia 5 de junho marcou o início da campanha de imunização para trabalhadores portuários, entrando assim para a história de muitos colaboradores do Complexo do Pecém. Uma alegria tamanha que não ficou estampada apenas no sorriso de quem recebeu a 1ª dose da vacina, mas também em quem registrou, nas redes sociais, a sua forma de proteger a si mesmo e também aos familiares, amigos e demais colegas.
“Esse plano de vacinação faz parte de um programa mais amplo, estabelecido na fase 4 do Programa Nacional de Imunização, que contempla trabalhadores portuários e foi viabilizado em parceria com a Secretaria de Saúde do Ceará, de Fortaleza e de São Gonçalo do Amarante”, destaca Claudio Diógenes, gerente de Gestão de Pessoas e Administrativo do Complexo do Pecém.
A vacinação dos colaboradores do Complexo do Pecém (CIPP e ZPE Ceará) e operadoras portuárias aconteceu em duas etapas: inicialmente, houve a imunização dos residentes em Fortaleza e, na última segunda-feira (7), foi a vez dos trabalhadores portuários residentes em São Gonçalo do Amarante e demais municípios serem contemplados.
“Já estamos trabalhando na repescagem de colaboradores para que, em breve, todos aqui estejam vacinados. Esta é uma categoria extremamente importante que, desde o início da pandemia, trabalha 24 horas por dia para garantir o desenvolvimento econômico do Estado e o abastecimento de alimentos e produtos farmacêuticos para todos”, complementa Claudio Diógenes.
85% DO PÚBLICO-ALVO IMUNIZADO
Apenas nos dois primeiros dias, foram aplicadas 1.425 doses da vacina, sendo possível imunizar cerca de 85% do público-alvo da campanha. Marcelo Soares, que trabalha na portaria do Gate 1, orgulhosamente faz parte desse percentual. O colaborador foi vacinado no dia 7, mas conta que a ansiedade em receber a dose já o acompanhava há tempos.
“A medida que a campanha de vacinação avançava, a expectativa de que ela chegasse nos trabalhadores portuários também crescia. Apesar de ser apenas a primeira dose, já sinto um certo alívio, por mim e por meus familiares. É uma forma de levar segurança e cuidado para casa, para as pessoas mais importantes para mim”, ressalta o colaborador do Complexo do Pecém.
OS CUIDADOS CONTINUAM
Mesmo após a aplicação da imunização, os cuidados já adotados para prevenção da Covid-19 continuam, como é o caso do uso obrigatório de máscaras, higienização frequente das mãos e o distanciamento social. Afinal, a vacinação é um passo importante, que nos aproxima de um final feliz, mas, para que alcancemos esse esperado momento, precisamos continuar vigilantes.
Lembre-se que, além de imunizar, a vacina é um ato de cuidado por você, por quem você ama e por todos!