Com extensa faixa litorânea, localização privilegiada para outros países e ventos constantes durante o ano, o Ceará é detentor de um potencial excepcional para a geração de energia eólica e participa durante essa semana do maior evento do setor da América Latina. A Cearáportos participa, à convite da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), do Brazil Windpower – Conferência e Exposição que acontece entre os dias 29 e 31 de agosto, no Rio de Janeiro.
Além do estande da agência, o Ceará também será apresentado em palestra ministrada pelo secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), Cesar Ribeiro e por Joaquim Rolim, coordenador do Núcleo de Energia da FIEC.
O Complexo Industrial e Portuário do Pecém é hoje sede de duas grandes empresas fabricantes de pás eólicas. A diretora Comercial da Cearáportos, Rebeca Oliveira, participa do evento representado a Companhia.
“Atualmente a Wobben e Aeris utilizam o Porto do Pecém para escoar a produção para o mundo. Participar desse evento é muito importante para mostrar o apoio, a parceria e o potencial do Porto e do Ceará para outros integrantes do segmento”, pontua a diretora.
O objetivo do estande é receber empresas do setor e prefeituras cearenses para encontros produtivos e geração de negócios. O espaço contará ainda com uma comitiva do Governo formada por técnicos do Sistema de Desenvolvimento Econômico do Estado trabalhando na atração de investimentos para o Estado.
O secretário destacou que o Ceará, pioneiro no desenvolvimento da energia eólica no País, não poderia ficar de fora do maior evento da modalidade na América Latina.
“Nesse workshop no Brazil Windpower, o Governo do Ceará e o Núcleo de Energia da FIEC vão mostrar todo o potencial do Estado para as grandes empresas e investidores da área de energia eólica. Além de uma cadeia produtiva organizada que pode fornecer todo o suporte à vinda de novos empreendimentos, o Ceará possui, desde 2005, um programa chamado Proeólica, que estabelece uma política de incentivos fiscais para fazer atração de investimentos na área da energia eólica”, afirma.
Brazil Windpower
Oportunidade de networking e negócios no segmento de energia solar, o evento promete debater o crescimento da matriz energética brasileira, enquanto os principais players nacionais e internacionais estarão presentes na feira de negócios, que reunirá fornecedores de toda a cadeia. Na última edição, mais de 2.800 participantes presenciaram o evento.
Luciana Castro
ana.beatriz@adece.ce.gov.br
beatrizsugette@gmail.com
paola.vasconcelos@sde.ce.gov.br
paolavcampelo@gmail.com