O Complexo do Pecém, além de gerar desenvolvimento e inovação para o Estado do Ceará, também é cenário de muitas histórias e laços de amizade que, definitivamente, vão além da vida profissional. Hoje, 20 de julho, data em que é celebrado o Dia do Amigo, você vai conhecer alguns desses relatos.
Wagner Teles, que trabalha há 17 anos no Porto do Pecém, conhece e tem uma boa relação com todos que fazem parte do Complexo, mas a amizade que construiu ao longo dos anos com Gladison Oliveira não é segredo. O colaborador conta que os dois se conheceram logo quando ele começou a trabalhar no porto. Teles atuava no almoxarifado, e Gladison na área de Tecnologia da Informação.
“Como o porto ainda não tinha muitos colaboradores, sempre mantínhamos contato na entrega dos materiais de expediente” relembra. Os dois, por conta de alguns hobbies em comum, como a criação de animais, acabaram se aproximando cada vez mais. “Nós sentimos prazer em servir um ao outro, em ajudar. Acredito que isso tenha ajudado, pois criamos um elo pautado no respeito e, consequentemente, na valorização da vida”, conta Wagner.
Hoje, a dupla, além de realizar algumas atividades em parceria durante o expediente, também compartilha momentos de lazer durante as folgas, como a pescaria e uma boa cervejinha gelada. “O sentimento que eu tenho em relação ao Teles é de que ele é uma pessoa que vai estar sempre por perto quando eu precisar. Espero que ele sinta o mesmo”, compartilha Gladison.
DA ZPE CEARÁ PARA A VIDA
Com rotinas totalmente diferentes, Rhadassa Feitosa e Matheus Lima cruzaram seus destinos na ZPE Ceará. Nascidos no Interior, ela em Acopiara (CE), e ele em Feira de Santana (BA), os dois encontraram algo em comum logo no primeiro contato: deixaram suas famílias, amigos e a vida pacata de uma cidade pequena para terminar os estudos e buscar mais oportunidades em Fortaleza.
Com o passar do tempo, uma verdadeira amizade surgiu e, então, os dois decidiram morar juntos. Dividindo apartamento há três anos, eles contam que têm uma rotina semelhante. “Acordamos no mesmo horário, vamos trabalhar juntos e, quando voltamos, vamos para a academia ou fazemos algo diferente, o que faz com que a aproximação seja maior a cada dia”, conta Matheus.
Rhadassa, por sua vez, diz que apesar das inúmeras diferenças, a relação está sendo construída com muita conversa e compreensão. “Hoje em dia, eu sou amiga dos amigos dele e ele também é dos meus. É muito divertido quando a gente acaba fazendo algum jantar lá em casa”, relata Rhadassa.
Definitivamente, hoje os dois ocupam espaços especiais na vida um do outro. Matheus, inclusive, destaca que Rhadassa foi peça fundamental em seu processo de amadurecimento e mudança de vida. “Nossa parceria, sintonia, irmandade é sem explicação. Sou muito grato por ter a Rhadassa em minha vida e por aprender tanto com ela”, diz o jovem.
Rhadassa compartilha o sentimento e considera Matheus um irmão. “Sempre estamos lado a lado nos piores e melhores momentos. Já acumulamos vários momentos especiais juntos. Ele é um irmão que a vida me deu”, finaliza a advogada da ZPE Ceará.
E você? Fez algum amigo especial no Complexo do Pecém? Como ainda estamos em uma pandemia, não podemos dar aquele abraço em comemoração ao Dia do Amigo, mas fica a dica: pega o seu celular e manda uma mensagem para essa pessoa. É certo que ela vai ficar muito feliz com a lembrança.