Ir para o conteúdo
Notícia

A importância da boa postura no ambiente de trabalho

Você sabia que manter uma postura correta durante as atividades realizadas ao longo do dia é fundamental para a sua saúde? Uma má postura durante o horário de trabalho, por exemplo, quando passamos muito tempo em uma mesma posição, pode trazer sérios prejuízos à estrutura de nosso corpo, alerta a fisioterapeuta do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Laurenice Alcântara.

A má postura pode trazer diversos problemas na coluna, dores de cabeça, além de influenciar diretamente na produtividade do trabalhador. “A sobrecarga má distribuída nas estruturas causa alterações na sua biomecânica que, muitas vezes, aparecem de maneira lenta e silenciosa, sendo diagnosticadas apenas quando uma lesão já está instalada”, ressalta Laurenice. Segundo a fisioterapeuta, a melhor forma de evitar eventuais problemas é com a prevenção.

Dessa forma, separamos algumas dicas para serem adotas durante as atividades laborais, com o objetivo de garantir uma boa postura. Confira:

– Sentar-se sobre os ísquios (popularmente falando, os ossinhos do bumbum), e não sobre o sacro (osso triangular localizado no final da coluna), mantendo a curvatura natural da coluna lombar, a lordose;

– Não cruzar as pernas e manter os pés no chão facilitando a circulação sanguínea;

– Evitar rotações de tronco e inclinação lateral da cabeça para atender telefone;

– O monitor do computador deve ser ajustado em relação ao horizonte do olhar para possibilitar o relaxamento dos músculos da coluna cervical;

– Regular a altura da cadeira em relação a mesa para que os antebraços fiquem na altura correta e não sobrecarregar as musculaturas do ombro e cervical;

– A prática regular de exercícios físicos é importante para fortalecer e alongar os músculos. É preciso manter um corpo saudável.

DURANTE A ROTA

Por conta da distância, passamos muito tempo dentro dos ônibus diariamente, então também é preciso estar atento à forma de sentar durante a viagem. “O ideal é não viajar lateralizado, forçando o peso sobre a articulação. Viajar sentado sobre a perna também deve ser evitado, sendo o mais correto sentar com as pernas dobradas, mantendo os 90º.”, finaliza Laurenice.