Ir para o conteúdo
Notícia

Projeto do Complexo do Pecém é reconhecido com a Medalha de Mérito Funcional 2024

O Complexo do Pecém foi um dos agraciados com a Medalha de Mérito Funcional de 2024. A honraria, concedida anualmente, é uma iniciativa do Governo do Ceará e reconhece o trabalho dos servidores ou empregados públicos pela criação e execução de ações inovadoras que beneficiam a população com o avanço de melhores serviços prestados à sociedade.

Ernesto Neto, Gerente de Pessoas (GEPES) do Complexo do Pecém, foi o responsável pela implementação do projeto “Ressocialização de Profissionais Egressos do Sistema Prisional”, que colocou a empresa entre os 11 homenageados este ano. Conforme o gerente, o reconhecimento é resultado do engajamento da equipe da GEPES e, também, da parceria e apoio do Centro de Serviço Compartilhado (CSC), setor cuja gerência é vinculada.

“A premiação traz um sentimento de que estamos no caminho certo no trabalho de acolhimento e desenvolvimento dos nossos colaboradores no contexto profissional, pessoal e social, a fim de contribuir para melhoria da realidade de vida dos beneficiados com o projeto”, declara.

O PROJETO

Vigente desde 2023, o projeto visa promover o acolhimento de pessoas que saem do sistema prisional em um ambiente de trabalho favorável, fomentando, assim, uma adaptação positiva dos participantes na sociedade.
Diversas ações, como palestras, oficinas, dentre outras, são realizadas periodicamente com os participantes do projeto e trabalham aspectos como promoção da autossuficiência; desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais; melhoria da saúde mental e bem-estar; promoção da responsabilidade e cidadania etc.

Atualmente, mais de 60% das que pessoas foram beneficiadas pelo programa, permanecem trabalhando no Complexo do Pecém. Vale ressaltar que alguns dos participantes obtiveram reconhecimento profissional, progredindo de funções para cargos com maiores níveis de responsabilidade e complexidade.

 

 

De acordo com Ernesto, ao longo dos anos, o projeto evolui com base na experiência e nas práticas relacionadas à reintegração. “Estamos sempre em busca da melhoria contínua dos programas e políticas internas, a fim de encontrar uma abordagem mais eficaz e adaptada às necessidades dos egressos”, finaliza o gerente.

A PREMIAÇÃO

Os projetos são enviados à Escola de Gestão Pública do Ceará (EGPCE) e devem seguir três diretrizes da gestão estadual para serem aprovados: Justiça Social, Desenvolvimento Econômico e Gestão Eficiente. Após isso, são avaliados com base em critérios como inovação, uso eficiente de recursos, resultados alcançados, aprendizado organizacional, responsabilidade social, relevância e possibilidade de replicação e satisfação dos cidadãos.
Outras iniciativas do Complexo do Pecém já receberam essa premiação em edições anteriores da Medalha de Mérito Funcional:

Projeto: Rotina de Avaliação de Desempenho
Ano: 2008
Responsável pelo projeto: Francisco Márcio Cavalcante Mamede

Projeto: Recicla Porto
Ano: 2009
Responsável pelo projeto: Alexandre Bezerra Autran

Projeto: Não Ao Trabalho Infantil
Ano: 2012
Responsável pelo projeto: Francisco Márcio Cavalcante Mamede

Projeto: Museu Virtual do Pecém
Ano: 2017
Responsável pelo projeto: Francisco Márcio Cavalcante Mamede

Projeto: Aproveitamento de descarte de defensas marítimas para confecção de tábuas de corte distribuída a pescadores e comunidade
Ano: 2023
Responsável pelo projeto: Marco Antônio Ximenes Paiva

  • A