A Ouvidoria do Complexo do Pecém está representada na última edição da Revista da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO). O artigo científico, intitulado “A ouvidoria e a cultura do elogio: estratégias para fortalecer o clima organizacional” e escrito pela ouvidora da Companhia, Gabriela Alves, foi selecionado entre peças do Brasil inteiro para integrar a publicação.
Na investigação com abordagem descritiva e teórica, desenvolvida em parceria com o também pesquisador Francisco Ionário Nunes de Sousa, Gabriela Alves analisou a evolução dos elogios registrados na ouvidoria do Complexo do Pecém após a campanha de valorização desse reconhecimento iniciada em 2021. Ela conta que os resultados mostraram crescimento expressivo das manifestações positivas, de apenas duas, no período de 2018 a 2020, para 90 em 2024, contando com ações contínuas como o “Dia do Elogio” e campanhas internas.

“Com esse estudo, mostramos que um aparentemente simples incentivo ao elogio pode fortalecer a cultura organizacional, estimulando empatia e engajamento e consolidando a nossa Ouvidoria como canal estratégico de valorização”, afirma Gabriela.
O que é a revista
Com periodicidade anual, a Revista Científica da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO) chegou a sua 7ª edição em 2025, celebrando os 30 anos da entidade com uma publicação especial. O conteúdo é sempre voltado à promoção e difusão de estudos científicos sobre a atuação de ouvidorias pelo País, e possui colaboração de profissionais, especialistas e acadêmicos de instituições públicas e privadas.
