Em missão na China, representantes do Governo do Ceará visitaram a sede da empresa SAIC Motor, em Xangai. O encontro aconteceu nesta terça-feira (28) e teve o objetivo de negociar a vinda da empresa para o Polo Automotivo do Ceará. Na ocasião, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa, e o presidente do Complexo do Pecém, Max Quintino, foram recebidos pelos diretores da SAIC, Tianxin Fan e Yijun Shen.
“Designados pelo governador Elmano de Freitas, nos aprofundamos na questão do Polo Automotivo do Ceará, bem como o nosso Porto do Pecém. Estamos muito otimistas de que o governador possa dar novas e excelentes notícias para o estado em breve”, afirma Danilo Serpa.
O presidente da Adece esteve na empresa pela primeira vez em setembro de 2024, quando iniciou as tratativas para atrair a montadora. Uma segunda visita foi realizada em abril de 2025.
“Tivemos a oportunidade de apresentar o potencial do Complexo do Pecém como referência logística e industrial e mostramos como nossa infraestrutura pode facilitar uma futura parceria. Saímos satisfeitos com as perspectivas de novos negócios”, destaca Max Quintino.

Polo Automotivo do Ceará
Primeira multimarcas do Brasil, a Planta Automotiva do Ceará (Pace), do grupo Comexport, anunciou a General Motors (GM) como marca pioneira a iniciar produção na estrutura, localizada no município de Horizonte.
A planta conta com R$ 400 milhões em investimentos iniciais e projeta a geração de 9 mil empregos quando estiver em pleno funcionamento.
Polo Automotivo do Ceará tem foco ainda na produção de veículos elétricos e híbridos e conta com incentivos fiscais do programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), do Governo Federal.
