Ir para o conteúdo
Notícia

Complexo do Pecém promove Semana de Prevenção de Acidentes no Trabalho

O Complexo do Pecém realizou, nesta quarta-feira (27), a abertura da sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT), que neste ano tem como tema “Juntos para dar certo”. Ao longo do dia, o vice-presidente de operações do Complexo, Cornelis Hulst, recepcionou os participantes no auditório do Bloco de Utilidades (BUS) e enfatizou a importância de seguir as normas de segurança no trabalho, principalmente na área portuária. 

“Usem seus equipamentos de proteção individual, façam a parte de vocês. Dessa forma, podemos manter nosso local de trabalho um ambiente seguro e eficiente para todos”, pontuou Cornelis. 

A gerente de segurança do trabalho e meio ambiente do Complexo do Pecém, Ieda Passos, considera a SIPAT, que é realizada em parceria com as empresas que operam no Porto do Pecém, indispensável para todos os colaboradores, uma vez que a consciência individual de cada trabalhador dentro do terminal é indispensável para garantir um ambiente seguro, conforme diz.

“Felizmente, vivemos um momento de grande movimentação aqui no Pecém, mas isso também nos exige mais atenção em relação à segurança. Não podemos deixar a falsa sensação de segurança tomar conta dos colaboradores. Devemos ficar atentos as nossas atividades, pois assim estamos cuidando da nossa vida e, também, da vida nos nossos colegas”, destacou Passos.

Durante a abertura da SIPAT, os colaboradores do Complexo do Pecém também participaram de um momento de descontração, com um jogo de perguntas e respostas sobre segurança.

PALESTRA DE ABERTURA

A primeira palestra da SIPAT foi ministrada pelo analista de desenvolvimento logístico, Wagner Monteiro, que abordou o tema “Maturidade em Segurança do Trabalho”. Segundo ele, que é colaborador do setor de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho do Complexo, há três regras básicas de segurança: 

1 – Não realizar atividades sem estar qualificado, capacitado e autorizado; 

2 – Não trabalhar sob efeito de álcool e drogas; 

3 – Atenção ao fluxo de máquinas e de movimento de cargas; 

Carlos Eduardo Barros, supervisor de pátio da Tecer Terminais, ficou satisfeito com o evento. “O tema abordado foi o fluxo de trânsito dentro do terminal e, com certeza, vou utilizar muito no meu dia a dia. Essas informações são importantes, pois eu aprendo e posso também conscientizar meus colegas”, afirmou Barros. 

A auxiliar de serviços gerais da Unilink, Conceição Bezerra, que trabalha em várias áreas do terminal, disse que vai ficar ainda mais atenta em suas atividades laborais. “Eu aprendi muita coisa. Os exemplos que vi durante a apresentação, vou utilizar para realizar meu trabalho de forma mais segura”, ressaltou. 

Após a apresentação inicial, na área externa do auditório, os trabalhadores participaram de um jogo de tabuleiro gigante e, também, de uma Campanha de Saúde Bucal.  

PROGRAMAÇÃO 

A SIPAT está sendo realizada em parceria com as empresas que prestam serviço dentro do terminal portuário do Pecém. Até 29 de abril, os trabalhadores do Complexo podem participar da programação especial realizada.

  • A