
O Complexo do Pecém marcou presença, nesta quinta-feira (25), no Proenergia Summit 2025, evento que aconteceu no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Representado pelo diretor comercial do Complexo, André Magalhães, e pelo presidente da ZPE Ceará, Fábio Feijó, que participaram do painel “Hub do Pecém: como Transformar ambição em realidade”.
Perante uma plateia composta por especialistas, lideranças, autoridades e potenciais investidores, no palco principal do encontro, foram expostos desafios, visões de futuro e práticas já adotadas para fazer do Complexo do Pecém, que um dia foi apenas uma boa promessa, um verdadeiro motor econômico, tecnológico e sustentável do estado e do país.
Também fizeram parte do painel Guilherme Muchale, gerente do Observatório da Indústria do no Sistema FIEC, e Tetsu Koike, diretor de Políticas Setoriais, Planejamento e Inovação no Ministério dos Portos e Aeroportos do Brasil. A moderação ficou a cargo de Ludmilla Campos, diretora Executiva da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Aecipp).
SAIBA MAIS SOBRE O EVENTO
O Proenergia Summit, em sua 7ª edição, é realizado anualmente. O evento aborda temas como geração, transmissão, armazenamento e comercialização de energia, além de mudanças climáticas, regulação, políticas públicas, mercado e investimentos, entre outros. Este ano, o tema principal do encontro foi “Conectando o Brasil com Energia”.
Participaram do evento palestrantes do o Ministério de Minas e Energia – MME, Agência Nacional de Energia Elétrica – da ANEEL, Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, Empresa de Pesquisa Energéticam- EPE, além de executivos da Associação Brasileira de Energia Eólica – ABEEólica, Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – ABSOLAR, Elera Renováveis, Neoenergia, Eletrobrás Chesf e Voltália.