O Complexo do Pecém conquistou o Selo de Sustentabilidade concedido pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR). A cerimônia oficial de entrega da certificação aconteceu na última quarta-feira, 12, em Belém (PA), como parte da programação da COP30, conferência global sobre mudanças climáticas que reunirá lideranças governamentais, empresariais e acadêmicas de todo o mundo. O reconhecimento posiciona o Pecém entre os portos mais sustentáveis do país, destacando suas boas práticas nas áreas ambiental, social e de governança.
Com liderança da Gerência de ESG, responsável por coordenar as políticas de sustentabilidade e estreitar o diálogo com as comunidades vizinhas, a certificação é resultado de um esforço coletivo que envolve diversas áreas do Complexo, segundo explica Natasha Auto, gerente da área. “O selo simboliza mais do que uma certificação. Representa o reconhecimento de um compromisso que orienta o crescimento do Complexo. Reforça também a vocação do Porto do Pecém para crescer de maneira inovadora, inclusiva e ambientalmente responsável. É um incentivo para continuarmos evoluindo com base em práticas que geram impacto positivo para o território e para o planeta”, afirma.
Entre as iniciativas avaliadas estiveram programas de educação ambiental, ações de diversidade e inclusão, projetos de engajamento social e medidas voltadas à segurança e saúde ocupacional. Todas elas, complementa Natasha Auto, são alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
