O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), autorizou, na última terça-feira, 11, o início das obras para implantação da iluminação pública da CE-155, no trecho entre a BR-222 e o Porto do Pecém, na Grande Fortaleza. Com investimento de R$ 10,8 milhões, do Fundo de Incentivo à Eficiência Energética (FIEE), o pontapé inicial da obra foi assinado pelo presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), Max Quintino, e pelo titular da Seinfra, Hélio Winston Leitão.
O acesso ao Porto do Pecém e à Zona de Processamento de Exportação (ZPE), entre os municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, ganhará iluminação em LED nos 20km de extensão. Pelo projeto, estão previstas 1.316 luminárias inteligentes, adaptadas à telegestão; 1.238 postes cônicos (12m altura útil), nos dois lados da via; 23 pontos de mediação de energia; rede elétrica subterrânea e sistema antivandalismo.

É mais valorização da área acostumada a atrair parceiros e gerar negócios para o Ceará. Entre as vantagens do novo sistema (LED) está o baixo consumo de energia em relação ao modelo convencional e quatro vezes mais durabilidade. Serão utilizadas redes de dutos e caixas de passagem a 1,2m de profundidade envelopadas por concreto além de rede elétrica com cabos de alumínio, para inibir furtos frente ao baixo valor comercial do material em relação ao cobre.
Além da vice-presidente Financeira do Complexo do Pecém, Rebeca Oliveira e representantes da ZPE Ceará, acompanharam ainda a assinatura da ordem de serviço o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Marcelo Teles; a vice-prefeita de Caucaia, Priscila Menezes; a diretora executiva da Associação das Indústrias do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Aecipp), Ludmila Campos; o secretário executivo de Energia e Telecomunicações da Seinfra, Dickson Araújo e representantes da indústria.

