O Complexo do Pecém está participando do XII Congresso Internacional de Desempenho Portuário (Cidesport), evento técnico-científico que aconteceu de 12 a 14 de novembro no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis (SC). Neste ano, o evento contou com a presença de três dos sete colaboradores da Companhia que submeteram artigos voltados para temas como Meio Ambiente, Inovação e Engenharia.
Organizado pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade de Valência (Espanha), o congresso reúne pesquisadores, gestores e profissionais do setor portuário para discutir práticas inovadoras e estratégias de melhoria de desempenho.
Representando a companhia cearense no congresso estiveram Felipe Guimarães, gerente de Inovação, Rubens Oliveira de Couto, analista de Negócios Portuários, e Igor Marreira, engenheiro da Gerência de Desenvolvimento e Infraestrutura. Eles compartilham suas pesquisas nesta sexta-feira, 14, para o público presente no encontro.
“Participar do Cidesport é uma oportunidade estratégica para o Complexo do Pecém em um ambiente rico para troca de experiências e apresentação de soluções inovadoras. Ao trazer nossos estudos, mostramos como estamos alinhados às melhores práticas do setor e reforçamos nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade, pilares fundamentais para o futuro da atividade portuária”, afirmou Felipe Guimarães.
Confira os sete artigos submetidos por profissionais do Complexo do Pecém:
- “Do melhor ponto de passagem ao diagnóstico socioambiental participativo: avanços do subprograma de compensação da atividade da pesca (PCAP) no Terminal Portuário do Pecém (TPP)”;
- “Melhor ponto de passagem: travessia segura de jangadeiros na área do Terminal Portuário do Pecém”;
- “Território, comunidade e porto: a cartografia social como ferramenta de desenvolvimento sustentável”;
- “Proteção ambiental e a manutenção de práticas, usos e atividades socioeconômicas: os benefícios para comunidade com a implantação do terminal offshore do Porto do Pecém”;
- “Pioneirismo na investigação marítima portuária: aplicação de veículo de superfície não tripulado (USV) para caracterização geofísica e hidrográfica de alta resolução”;
- “Inovação em processos no setor portuário: a implementação de um ecossistema digital de custo zero para gestão de obras de infraestrutura”;
- “O papel da tokenização para impulsionar as exportações de hidrogênio verde produzido no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).
Evento
O Cidesport tem como objetivos estimular debates sobre o desempenho do setor portuário envolvendo a comunidade científica e profissionais da gestão. Outra intenção é compartilhar boas práticas que melhorem a performance dos portos em diferentes realidades internacionais, além de promover maior integração entre pesquisadores e gestores, incentivando pesquisas aplicadas que agreguem valor à gestão e ao desempenho portuário.
