
De olho em impulsionar o segmento de exportação de frutas, o Complexo do Pecém participa esta semana da Expofruit, uma das principais feiras de fruticultura tropical irrigada do País. Em busca das oportunidades de negócios e inovação na cadeia produtiva, o Pecém leva suas vantagens competitivas de exportação a produtores, exportadores e parceiros logísticos da região e do Brasil. A Expofruit teve início nesta quarta (20) e segue até hoje (22), em Mossoró (RN).
Melões, melancias, mangas e uvas produzidas nos estados do Ceará, Rio Grande Norte, Pernambuco e Bahia, são as principais frutas exportadas pelo Porto do Pecém. Os principais mercados são os Estados Unidos e a Europa, especialmente Holanda, Inglaterra, Alemanha, França e Portugal. Para garantir que as frutas cheguem perfeitas nesses mercados, o Porto do Pecém conta com mais de mil tomadas, que mantêm os produtos refrigerados até serem embarcados.
“A Exprofruit é um momento fundamental para reforçarmos nossa parceria com os produtores e reforçarmos nossa importância nesse mercado. O Porto do Pecém tem papel estratégico no escoamento da fruticultura irrigada e seguimos investindo em eficiência logística e em novas soluções para ampliar a competitividade das exportações brasileiras”, destaca Raul Viana, gerente de Negócios Portuários do Complexo do Pecém.
A temporada de exportação de frutas tem início nesse mês de agosto e segue até fevereiro de 2026. São cerca de 200 mil toneladas de frutas exportadas por ano pelo Pecém. As rotas saem semanalmente para os Estados Unidos (cerca de 9 dias) e para a Europa (cerca de 11 dias).
Sobre a Exprofruit
A Exprofruit é realizada a cada dois anos em Mossoró (RN), polo estratégico da fruticultura irrigada, e reúne anualmente produtores, pesquisadores, compradores e empresas de insumos e logística. O evento é referência em inovação, tecnologia e geração de negócios no setor de frutas tropicais.