Ir para o conteúdo
Notícia

Presidente Max Quintino destaca potencial do Pecém e bons resultados deste ano em entrevista no O Otimista

Em entrevista ao jornal O Otimista publicada nesta segunda-feira (26), o presidente do Complexo do Pecém, Max Quintino, faz um panorama dos principais projetos do equipamento e uma avaliação dos próximos anos. A conversa nas Páginas Vermelhas foi conduzida pelo jornalista Erivaldo Carvalho. Entre os destaques abordados, Max ressaltou os bons resultados do início deste ano; apontou como a nova rota que vem da China contribui para que o Pecém seja uma boa opção frente a tensões comerciais entre Estados Unidos e China; e analisou o papel do Complexo do Pecém no desenvolvimento econômico do Ceará.

No primeiro quadrimestre de 2025, o Porto do Pecém alcançou o melhor desempenho de sua história, com crescimento de 12% na movimentação geral em relação ao mesmo período do ano anterior e um aumento expressivo de 37% no volume de contêineres. Pela primeira vez, o porto superou o Porto de Suape (PE) em movimentação de contêineres no Nordeste, com uma vantagem de quase 10%”, destacou o presidente.

Durante a conversa, Max explicou que o bom desempenho é atribuído à alta capacidade operacional do Porto do Pecém, à qualificação das equipes, à relação positiva com operadores portuários e aos investimentos contínuos no Complexo. Para ele, uma das principais conquistas recentes – e que também contribuiu para o aumento dos números de 2025 – foi a nova linha marítima direta com a Ásia, via Canal do Panamá, que reduziu o tempo de transporte da China para o Ceará de cerca de 60 para 30 dias e cortou custos logísticos.

Antes, as mercadorias vinham pelo Cabo da Boa Esperança até o porto de Santos e depois seguiam por cabotagem até o Pecém. Agora, o Pecém se tornou o primeiro porto brasileiro de entrada dessas cargas, com linha semanal. Essa mudança já atrai o interesse de novas empresas, incluindo o Polo Automotivo de Horizonte, que utilizará intensamente esse serviço”, acrescentou.

Outro projeto estratégico detalhado pelo presidente foi a chegada da ferrovia Transnordestina, prevista para estar operacional em meados do segundo semestre de 2027, o que deve impulsionar ainda mais a movimentação do porto e fortalecer a economia do Estado. Em paralelo, Max falou também sobre o projeto do Hub de Hidrogênio Verde, que é considerado uma das prioridades do Complexo, com forte apoio do Governo do Ceará. “O futuro do Ceará passa pelo Complexo do Pecém. Acredito muito nisso. A pujança de negócios, tudo que se pode possibilitar de injeção na nossa economia é sensacional”.

Leia na íntegra: https://ootimista.com.br/noticias/max-quintino-o-futuro-do-ceara-passa-pelo-complexo-do-pecem?category=politic&page=1

 

  • A