
O Complexo do Pecém participa a partir desta quarta-feiea (21) da World Hydrogen 2025, a maior feira de hidrogênio do mundo. O evento, que recebe cerca de 15 mil participantes e reúne os principais players globais do setor, segue até amanhã (22), na cidade de Roterdã, na Holanda.
Representando o governador Elmano de Freitas, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Domingos Filho, ressalta que a participação do Ceará no evento reforça o posicionamento do Estado no setor. “É muito importante a nossa presença aqui em Roterdã para esse encontro mundial. Vamos tendo um avanço extraordinário no setor de energias renováveis, que vai ter seu potencial elevado agora com esse projeto incrível que é o Hub de Hidrogênio Verde”, aponta o secretário.
Para o presidente do Complexo do Pecém, Max Quintino, o World Hydrogen é um evento muito importante, que congrega diversos investidores e produtores de hidrogênio no mundo. “Estamos aqui com nossos parceiros, promovendo um intercâmbio para que a gente possa avançar nessa matéria que é tão importante pro desenvolvimento econômico do nosso Estado que é o hidrogênio verde. O Complexo está se preparando, se estruturando pra tudo isso, pra fazer do Ceará o berço do hidrogênio verde no nosso País”, destaca Max Quintino.
O estande do Pecém é uma parceria com a Federação das Empresas do Estado do Ceará (Fiec) e a empresa Utilitas. Para o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, o evento é uma oportunidade de entender o momento e projetar o futuro. “Ficamos muito felizes em participar não só do evento, mas dessa mudança que está acontecendo no mundo. Estamos aqui para compreender esse mercado e, principalmente, podermos qualificar as pessoas nesse novo momento tão desafiador que estamos passando que é a transição energética”, ressalta.
Também fazem parte da comitiva o diretor do Serviço Nacional da Indústria (Senai), Paulo André Holanda; o vice-presidente de Operações do Complexo do Pecém, Fabio Grandchamp; os diretores do Complexo do Pecém André Magalhães (Comercial) e Shoaib Naqshbandi (Financeiro); e a gerente de Negócios Industriais do Complexo do Pecém, Alessandra Grangeiro.