Ir para o conteúdo
Notícia

Home Office: colaboradores do Complexo do Pecém relatam rotina com o novo modelo de trabalho

A pandemia causada pelo novo coronavírus transformou o home office (trabalho remoto)  em realidade. Porém, apesar de proporcionar uma série de benefícios para os colaboradores, o novo modelo de trabalho exige uma atenção especial para que a produtividade seja mantida e os resultados esperados pela empresa alcançados.

No Complexo do Pecém, o home office foi adotado desde março do ano passado. No início, 100% da área administrativa, tanto do Porto do Pecém como da ZPE Ceará, estava trabalhando de casa. Em julho, com a redução da taxa de contaminações, a estratégia adotada para evitar a proliferação do vírus foi flexibilizada e a equipe, até o momento, segue uma jornada de revezamento.

Segundo o Gerente de Gestão de Pessoas do Complexo do Pecém, Cláudio Machado, o Porto do Pecém e a ZPE realizam atividades essenciais e, por esse motivo, permaneceram funcionando durante a crise de saúde causada pela covid-19.  Hoje, os colaboradores da área operacional estão atuando em regime de escala 12×36 (diurno e noturno), e a área administrativa em regime de escala misto – 50% em home office e 50% presencial.

Apesar das dificuldades enfrentadas, o gestor avalia positivamente a atuação da equipe e acredita que pode alcançar resultados ainda melhores. “O trabalho remoto tem sido muito importante nesse momento de pandemia que estamos vivendo para assegurar a segurança de nossos colaboradores. Durante esse tempo, temos observado um bom desempenho das pessoas que estão atuando em home office”.

A Assessora de Diretoria da ZPE Ceará, Patrícia Markan, diz manter uma rotina semelhante aos dias em que vai até a empresa. “Acordo como se eu fosse sair para trabalhar, respeitando o horário do expediente. Ao longo do dia, dou uma pausa apenas para lanchar e almoçar, como faria se estivesse na ZPE”, declara Markan.

Espaço de trabalho da Patrícia Markan

Satisfeita, Patricia enfatiza que está conseguindo administrar bem o seu tempo mesmo em casa, mas lembra aos colegas que, para que esse modo de trabalho funcione, é preciso disciplina e organização. “Tenho o meu cantinho com tudo o que preciso, estou sempre atenta às demandas e solicitações e acredito que minha produtividade está excelente”, diz.

Que toda mudança gera estranheza, isso é fato, mas quase um ano depois da transição, os colaboradores do Complexo do Pecém parecem estar mais acostumados ao novo normal. Para Lara Tabosa, Auxiliar de Gestão no Financeiro do Porto do Pecém, o início do processo foi desafiador. “Nossa área se comunica o tempo todo, um depende do outro, mas buscamos alternativas, nos adaptamos. Hoje realizamos reuniões online e tudo tem acontecido como era antes. Esse é o novo normal”, salienta. 

A colaboradora, que trabalha no Complexo há cinco anos, achava que o isolamento não duraria muito tempo. “Com o caminhar das coisas, senti a necessidade de ter um espaço para realizar minhas tarefas. Nos dias em que estou em casa, obedeço o horário de trabalho e intervalos. Isso facilita a comunicação com a equipe e me ajuda a não perder o ritmo”, diz a jovem.

Lara mantém uma rotina produtiva no home office

Apesar de achar que algumas atividades funcionam melhor presencialmente, Lara enfatiza que o trabalho híbrido trouxe outra perspectiva de qualidade de vida. “Fico mais tempo com a família, consigo praticar atividades físicas e também melhorou a minha rotina de estudos”, finaliza.

Como manter a produtividade durante o trabalho remoto:

– reserve um local reservado, iluminado e tranquilo para realizar as suas atividades;
– mantenha uma rotina de trabalho, respeite o horário do trabalho presencial;
– vista se como se fosse trabalhar na empresa;
– as tarefas realizadas em casa devem ser as mesmas do trabalho presencial, mantendo dedicação, qualidade e prazo de entrega;
– explique a seus familiares que você está trabalhando em casa e precisa da compreensão de todos para que entendam a necessidade de concentração durante o expediente;
– procure tirar pausas de 15 minutos a cada 52 minutos de trabalho;
– levante para caminhar dentro de casa, beba água e tenha um intervalo para alimentação;

Durante videoconferências:

– seja pontual;
– cheque se a sua câmera e microfone estão funcionando caso seja necessário utilizar;
– organize os pontos a serem discutidos durante a reunião – seja objetivo;
– termine a reunião pontualmente.