O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli de Azevedo, realizou na última terça-feira uma apresentação sobre as oportunidades de investimentos no setor de energia no Brasil durante o seminário “Brasil-China: Oportunidades para Parceria Estratégica”. O evento, realizado na Casa de Hóspedes, em Pequim, faz parte de visita oficial do presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, à China.
Participando do evento e representando o Ceará, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado (Adece), Antônio Balhmann, explicou que Gabrielli apresentou aos chineses o rol de projetos da estatal que estão abertos para receber investimentos. Preferindo não citar apenas a refinaria do Pecém, Balhmann disse que “todas as unidades da Petrobras poderão receber investimentos chineses”.
No mesmo dia da apresentação, a Petrobras obteve um empréstimo por parte da China de US$ 10 bilhões por 10 anos, além de ter fechado um acordo para fornecer petróleo ao grupo chinês Sinopec, maior refinaria da Ásia. O empréstimo do China Development Bank permitirá à estatal desenvolver e comprar bens e serviços na China, segundo a empresa.
(Fonte: Diário do Nordeste – Fortaleza – Editoria: Negócios)